O Projeto de Segurança de Ipanema, movimento voluntário de moradores, e o Quadrilátero do Charme, associação comercial que representa mais de 60 comerciantes e empresários, não querem de jeito nenhum a construção da estação do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz. Em pesquisa recente, foram ouvidos 1.291 moradores, dos quais 1.168 votaram contra. “A construção de uma estação de metrô nessa praça, único “pulmão” do bairro, vai descaracterizá-la e trazer danos irreversíveis ao meio ambiente e à qualidade de vida da população, com a substituição de árvores centenárias”, diz Ignez Barreto, coordenadora do PSI. Ignez alega ainda que a estação de metrô na Praça Nossa Senhora da Paz é desnecessária, uma vez que Ipanema é um bairro pequeno, já dispõe da estação da General Osório e contará com outra nas imediações do Jardim de Alah. Só pra lembrar: a Praça N. Sra. da Paz é tombada pelo Decreto Municipal nº 23.161, de 21 de Julho de 2003.
Compartilhar esta postagem
Concordo plenamente com a Ignez, já temos uma estação na Praça General Osório que é muito próxima e teremos outra no Jardim De Alah , com certez será rasgar dinheiro …não existe necessidade e prujudicará a praça mais bonita de Ipanema!!!
Parabéns a Ignez Barreto pela sua iniciativa de lutar pela ordem e qualidade de vida do bairro de Ipanema. Não bastasse sua luta contra os infernais blocos de Carnaval , desta vez ela se mobiliza para evitar a deterioração do bairro. Um absurdo completo a implantação de uma estação do metrô em plena praça N.S. da Paz. Uma completa falta de bom senso e razoabilidade, pois o bairro será altamente prejudicado com o aumento do trânsito de pessoas , se tornará caótico e descaracterizado. Ficará pior do que Copa! Ignez , vamos lutar contra tudo e contra todos para preservar a nossa linda e tombada praça e evitar que Ipanema seja degradada. Conte comigo!
Nao queremos gente diferenciada em Ipanema
Eu nasci e criei em Ipanema, tenho atualmente 52 anos, e conheci o bairro onde todos se conheciam, batiam papo até altas horas da noite, com a ruas aborizadas e as construções de casas onde os moradores eram amigos e a criançada adora jogar pelada na rua, ir a praia e se divertir..
De uns 25 anos para cá Ipanema, transformou-se numa copacabana, que me engana. Prédios, substituindo as bucólicas casas, moradores que jamais se cumprimentam nas esquinas, uma praia digamos para lá de populosa e poluída, onde também, não existem mais os nichos e as paqueras e o antigo pier, e as histórias dos bons tempos.
Ipanema, não existe mais, ainda que a midia insista em valorizar este espaço que mais se parece um gueto que pode até ser chic porem gueto.
Ai vejo que alguns moradores votaram contra a passagem do metrô pela praça N S Paz, alegando que isso ira desfigurar Ipanema, e de quebra o sono dos moradores.
Lêdo engano senhores: o metrô chegando a praçinha N S Paz, aliás bastante abandonada, irá valorizar os preços dos imóveis deste pedaço do gueto se podendo alegar que a parte do subsolo e de esgotamento e de afastalmento e urbanização são requisitos essenciais para a conclusão de qualquer obra da importância como é a do metrô .
Mais ainda, irá democratizar a passagem de pessoas e de acesso a Barra da Tijuca, que tambem, fez cara feia para o metrô.
Digamos em carater nostálgico: se impedir o metrô em Ipanema for legitimo por qual motivo os moradores não impedem por exemplo que se derrubem as ultimas casas na rua redentor, na Barao da Torre e Jaquaripe, e de todo o bairro?
Por qual motivo, não existe uma mobilização para recuperar a poluidissima lagoa?
Por qual motivo o bairro hostenta apenas dois cinemas e dois teatros quando Ipanema, era cult, com o Zepellin, o Cine Teatro Poeira, a Casa Morais( sorveteria das crianças), o Bob’s dos velhos tempos e o Amigo Fritz na Barão da Torre?
Isso é que ira dar o glamour dos tempos já demolidos pelos especuladores.
No meu sentir Ipanema, merece uma estação do metrô na N S Paz e outra na Antero de Quental indo até a gávea.
Desculpe mais esse é o meu sentimento.
Tem coisas que devem ser preservadas, a praça N. S. da Paz, é uma delícia, um oásis do jeito que está, não é em tudo que se deve intervir.
Um absurdo, mais uma vez a qualidade de vida dos moradores não é colocada em questão. Ipanema tem que ser preservada, assim como a paz de seus moradores e as arvores da praça. Os turistas, a copa, as olimpiadas vem e vão. Mas os moradores ficam, pagam seus impostos, trabalham e por isso merecem mais do que ninguem serem ouvidos, priorizados e respeitados. Parabens, Ignez Barreto!
Convenhamos, proteger as árvores é o motivo politicamente correto.
O outro motivo é impedir que uma massa de pobres e suburbanos invadam o bairro e passem a frequentar os bares, restaurantes e shoppings dos globais e dos chiques que moram por ali.
Proteger o meio ambiente foi boa, tentem de novo.
O motivo seria mesmo as arvores e a praça ou seria o mesmo motivo elitista que aconteceu em São Paulo? Os riquinhos de Ipanema levaram em conta o exemplo dos riquinhos de Higienópolis, alegando que a construção da estação ia trazer o povão pra um bairro chique??
Estão com medo de gente diferenciada?
O meio-ambiente virou a desculpa oficial para disfarçar certas ideias elitistas.
Neste espaço democrático entendo que o metrô deva passar pela bucólica praçinha NS da Paz.
Peço ainda: que a praçinha seja doravante limpa e mais bem cuidada. Ta um horror pagar condominio e IPTU caro para ter essa praçinha tão desmantelada.
Espero que o motivo dos moradores de Ipanema votarem contra a construção dessa estação, seja realmente pelos motivos que eles estão colocando !!!!
Nao entendo pq. o carioca se sente tao ameacado pelo metro! Acho q. ele vem para beneficiar o bairro e a cidade! E, ate melhorar a qualidade de vida! Ipanema , hoje, esta um inferno! Inviavel chear em Ipanema. permanecer e sair….
A experiencia internacional tem mostrado q o metro tem se integrado mto bem com os bairros sem descaracteriza-los! Pq. aqui seria diferente?
Na verdade o que os moradores deste bairro da elite carioca não querem é que o bairro e sua “linda praia” sejam invadidos nos fins de semana pela ralé que vem do subúrbio.
De fato a estação General Osório é de certa forma próxima, apesar de andarmos alguns minutos, mas seria uma forma de transporte rápido tanto para os habitantes da Praça Nossa Senhora da Paz quanto para quem precisa trabalhar e impulsionar o comércio, o turismo e a magnitude que Ipa tem. Acho um bairrismo desnecessário e burro, pois a estação será útil até mesmo para quem dela está precipitadamente criticando.
vão já relembrar o episódio de higienópolis e da gente diferenciada para ‘obrigar ‘ o bairro a ter várias estações de metrô. torço para que a nossa senhora continue em ‘paz’. sem estação.
espero também que não se concretize a estação na praça antero de quental, apesar de já ser ponto de metrô de superficie ali, acho que vai bagunçar o entorno e tirar muito do lado pacato do bairro. certo seria na bartolomeu mitre, perto da humberto de campos( que já é um local mais agitado) como era em outro projeto.
Está parecendo mais um caso de medo de “gente diferenciada”. Todo mundo quer a feira, mas ninguém a quer na porta de casa. Com certeza todos que são contra moram nos arredores da praça N.S. da Paz e acharam muito boa a estação na General Osório. Pensaram: se a estação for lá, nunca terá uma aqui!
Outra coisa: o problema é que a praça é tombada, que árvores centenárias serão arrancadas, que vai prejudicar o meio ambiente, o “pulmão” do bairro? OK. É só desapropriar uma casa ou qualquer outro imóvel por ali e fazer a estação naquele lugar. Poderia até desapropriar algum daqueles prédios em volta da praça.
Claro que é desnecessária assim como foi a da Cinelandia e da Carioca, o 1º vagão na frente na Carioca e o ultimo vagõa na Cinelandia coisas dos milicos com ideias de girico da ditadura militar.
Eu concordo que destruir uma praça tão bela é realmente uma pena. Ipanema é um bairro pequeno e não precisa dessa estação. Mas discordo totalmente do comentário do theotonio. Quanto ele diz que o bairro será degradado com o aumento do trânsito de pessoas, certamente se refere aos cariocas da zona norte, que não tem carro e por isso utilizam o metrô. Será que Ipanema só pode ser apreciada pelos ricos moradores que não utilizam metrô ou pelos gringos indinheirados que deixam os seus euros e dólares nos restaurantes do bairro? O bairro é um espaço público e merece ser visitado por todos, inclusive as pessoas que vc não quer ver no seu bairro. É triste ver em plena século 21 essa cultura de segregação de pessoas… ridículo…
é. não quer mas depois de pronto vai tomar também, né.. sei, sei..
O projeto inicial dessa linha do metrô seria via Jardim Botânico, no entanto, foi modificado por intervenção de poderoso morador da região Ipanema-Leblon com poder de decisão. Enquanto Ipanema-Leblon tem vias largas que possibilitam o escoamento do trânsito, quer pela praia quer por seu interior, o Jardim Botânico só tem uma, a do próprio Jardim Botânico com influência no Humaitá e Voluntários da Pátria.
Concordo plenamente com o pensamente de Ignez Barreto. O quadro quase bucólico da Praça Nossa Senhora em si será definitivamente na hipótese e criação de uma estação do Metrô no local. Deixem tudo como está!!!!!!!
Wagner
Uma correção mais que oportuna. O quadro quase bucólico da Praça Nossa Senhora da Paz em si será definitivamente afetado na hipótese de criação de uma estação do Metrô no local. Além de desnecessária.
Playbozada ridicula mesmo, atrapalhar o que????? fala serio, voces querem o bairro so para voces????? quando nao tem reclamam e quando vao ganhar reclamam tambem. ha estudos para isso.
Eu nem moro em Ipanema, mas apóio totalmente a idéia de ser contra a estação na Nossa Senhora da Paz. Assino embaixo dos argumentos: já há uma estação pertíssimo (na General Osório), e haverá outra no Jardim de Alah. Seria um exagero injustificável essa estação na N S da PAz, além de realmente degradar o bairro como um todo, e a praça que é tão charmosa. Vamos empregar o dinheiro desta estação em outros locais que necessitem mais, como Gávea, São Conrado etc….
Concordo com essa carioca o metro é e sempre será coisa de gente diferenciada em Paris so pobre anda de metro em londres a mesma coisa, um porsche é o suficiente para a mulher ipanemense e se acabar a gasolaine? Bom aí vai de taxi ou de helicoptero como Angelina e depois tem o lençol freatico que deixará a obra mais cara e freará o metro em virtude das ondas que invadirão a estaçao ipanema totalmente feita pelo decorador Vlavo Strumem Pluf Church T. Depyl sem duvida o nosso melhor desing atualmente . COMO SOCIALITE SOU CONTRA MEU MARIDO JOHN POR TER SIDO POBRE É A FAVOR
Elitezinha mediocre essa nossa.
Metrô só é legal em Paris e NY, né ???
Concordo, afinal Ipanema é local de Gente Diferenciada
Minha proposta: que o sistema de tratamento de lixo do Rio seja em Ipanema.
Que pena que diferenciada é antônima de Integrada, bem mais na moda e menos preconceituosa. Concordo que duas estações tão próximas seria desperdício de dinheiro público, mais em Ipanema tem que possuir um metro, até por que, seria um meio de transporte mais rápido para as domesticas chegaram do subúrbio de forma mais saudáveis para cuidar dos filhos diferenciados.
“Projeto de Segurança de Ipanema”…é brincadeira isso..o pior é que como são de uma minoria elitista é capaz de conseguirem o objetivo deles. É o clássico “NOJINHO DE POBRE”. Claro que regado a uma boa dose de hipocrisia, pra variar….
Segregação regada a mais pura hipocrisia ipanemense…
Gente diferenciada poluirá ainda mais a já poluida Ipanema. Pra que gastar dinheiro com uma estação de metro no meio de um bairro que não é a praia dessa gente? Pra funcionar como rota de fuga na hora dos assaltos? Essa gente diferenciada já tem uma estação na Pça. Gen. Osório e terá uma no Jardim de Alah! O que eles querem mais? Acho que com o advento da coleção de bolsas petistas essa gente diferenciada começou a se entupir de gordura trans e está ficando obesa e sedentária! Que façam um pouco de exercício para não sobrecarregar o INSS com aposentadorias precoces como o guru-mentor delas!
É pra que metro em ipanema? Eles não precisam! porque não constroem a tal chamada linha 3 que ligaria visconde de Itaborai á praça 15/? Ha ja sei ! os pobres trabalhadores dessa regiaõ tem que sofrer nos onibus lotados gastando duas ou mais horas para chegarem ao trabalho né? ……………….PORQUE SÓ INVESTEM ONDE NÃO PRECISA???
A construção do metro deve seguir adiante, conforme planejado. Os interesses dos moradores de Ipanema não podem ser atendidos em detrimento dos interesses dos moradores do Rio de Janeiro como um todo.
Bando de cinicos! Tem de diferenciar mesmo! Tenta ir no Arpoador no fim de semana! Argh!
E ao lado do canal do leblon? Onde ficam os pontos de ônibus fica uma tragédia! não da pra frequentar! Aí querem que a praia inteira vire filial do piscinão de ramos!?!?!?! Fala sério!!! Copacabana hj em dia só tem garçon , garota de programa , suburbano e turista brasileiro.
O pepino virou extensão da favela do vidigal. A barra não conta ….irc! Aí querem acabar com nosso último bastião!!! Fala sério! Vou me mudar pra camboinhas!!! Vinicius de moraes deve estar se revirando no túmulo!
´São da mesma turminha de Higienópolis? Será que também têm cemitério separado?
Se os diferenciados dos subúrbios deixarem de ir trabalhar nas residencias abastadas da zona sul, seus contratadores serão obrigados a lavar suas cuecas e calcinhas com freada de bicicleta, sugiro que seja feita uma greve de diferenciados para quer essas bestas quadradas parem de discriminar pessoas.A praça qeu eles se referem está maltratada, cheia de moradores de rua e cheiradores de crack, porque não reclamam disso?Chupa, Ipanema!!!Metro neles!!!!Ò, vai ter churrasco de diferenciados lá também!!!
Na verdade acho que o pessoal que que esta organizando este movimento queria mesmo uma cancela na entrada do Tunel Rebouças, com um porteiro identificando os moradores, e se chegasse um visitante ele ligaria para o morador anunciando – ” Sr Marcus, está aqui o Sr Beltrano querendo entrar dizendo que foi convidado pelo Sr. – O Sr autoriza a entrada?”
É um pena, pois o que vemos no resto do Brasil, é um bairrismo entre cidades, entre estados e etc, mas o carioca tem bairrismo dentro de sua propria cidade, na verdade o morador da Zona Sul acha que só ele é carioca, o resto é fluminense ou qualquer outra coisa que o valha …. Moro em ipanema, mas o Rj so vai ser grande novamente quando tivermos uma unica cidade.
Todas as vezes que se pretende discutir algo os ” mais organizados” pleiteiam falar em nome da maioria.
Lêdo engano: o que existe é o resultado de uma oligarquia que ainda insiste dizer que é a voz do povo, das ideias, da democracia.
Este caso de Ipanema,é um reflexo disso.
Quem foi criado e crescido em Ipanema, sabe o que estou falando. Hoje o afamado bairro, não possui nem de perto o glamour dos tempos passados.
O Tom Jobim falava brincando coisas sérias e dizia: que todo mundo deveria morar em Ipanema ………
O Metrô, e pelos comentários, é excelente em Paris, NY, Londres ……mas aqui é péssimo porque irá passar pela praçinha N S da Paz!!!! Ridículo,
Aliás, a praçinha N S da Paz, tinha nos anos 60 um enorme Coreto que foi demolido. Depois, os mendigos que estão na atualidade na quarta geração e ficando em frente a Joana Angélica. Depois a reforma e gradeamento sendo que hoje a lama, poeira e má conservação impera.
Ora bolas, o metrô ali em nada vai descaraterizar a oferta e procura pelo lugar -ao contrário- vai estimular a concorrência , melhorar o visual da ruas, etc…..
Outro aspecto é que ninguém questiona: quem são esses heróis do bairro que falam em nome dos moradores?
Serão eles moradores antigos da Ipanema dos velhos tempos? Ou são os egressos da Barra da Tijuca que outrora nem eram tambem do lugar?
QUem conheceu Ipanema, sabe o que estou a dizer….evidentemente respeitando os novos moradores ocupantes do bairro – se sabe que Ipanema não possui sequer um evento onde pessoas e grupos façam encontros culturias, revelando os aspectos mais pitorescos, as histórias, das pessoas.
´Dos famosos, a exemplo do Tom Jobim, ele antes do falecimento morava no Jardim Botânico e não na Nascimento e Silva..
Felizmente vemos que Ipanema, tem gente preocupada com a qualidade de vida , mas convenhamos, alguém lutou contra a especulação imobiliária que simplesmente acabou com Ipanema?
E o trânsito infernal e imoral na Visconde de Pirajá? Será que o metrô não seria a solução para desafogar com esse problemão ?
Outro aspecto, que entendo equivocado por recusar a passagem do metrô. O metrô na praçinha da Paz, não será uma estação terminal mas, com certeza ali poderão circular milhares de pessoas que atualmente faz fila quilométrica para pegar ônibus na Visconde de Pirajá, com desconforto e barulho e poluição e todos os problemas que os moradores sabem e vem todos os dias.
Então pergunto: não seria uma vatagem a mais a passagem do metrô pela praçinha visando desafogar o fluxo de carros e ônibus que circulam pela Visconde de Pirajá?
Vê-se que a idéia de impedir o metrô na praçinha além de elitista é infantil à não ser que se esconda uma vantagem politica eleitoreira por traz dessa onda de manifestação.
Obrigado.
Moradores de Ipanema, pobre é um mal necessário, afinal de onde voces pensam que vêm seus empregados domésticos, com o metrô chegando a Ipanema eles chegaram mais cedo ao trabalho e poderão ser escravizados por mais tempo, não é uma “beleza”?
O Rio de Janeiro viveu e vive, nos dias de hoje, as conseqüências do “aparthaid” promovido desde a abolição da escravatura. Os morros que circundam a Zona Sul carioca são o melhor exemplo dessas conseqüências (arrastões, tráfico de drogas, assaltos, roubos, furtos, etc…) no seu perímetro.
O que causa espécie é, neste momento, “ameaçar” os cidadãos da zona sul com uma estação de metro que, de fato, vai ligar Queimados, etc… à Ipanema.
Imagine como vai ser a invasão da Zona Sul de “enes” morros e milhões de excluídos “politizados pelo PT” e pelo “crime organizado” prontos prá cobrar essa “fatura social”!!??
Ta ai a mais escancarada forma de racismos e o que é pior vindo da classe mais instruida e rica da nossa sociedade. “racismo é coisa de gente rica e educada” ipanema deve ser de todos ou só de alguns?
A que ponto chegamos… preconceito com o povo diferenciado.. absurdo.. IMinha opinião é a seguinte: o metro tem que vir sim.. Ipanema é um lugar de gente nobre, .. pode até ser, mas a cidade é de todos os moradores… e se os moradores se sentem tão nobres que chega ao ponto de não querer o metro na praça…. repito se sente tão nobre, por que não se mudam para um condominio com area fechada e isolada… se querer e gostam de curtir tanto a natureza… com o metro ali na praça vai beneficiar muita gente trabalhadora e o importante é isso beneficiar a maioria dos trabalhadores que por li fazem a rota de seus trabalhos… minha opinião é essa.
Acho muito estranho esta pesquisa pois o metro na Praça Nossa Senhora da Paz seria benefico para Ipanema e aqueles que moram ou trabalham no bairro ou até mesmo venham visitar. Repare em volta da o numero de predios comerciais e lojas, bares e restaurantes. Na minha opinião as associações antes de serem contras deveriam propor melhorias com a chegada do metro como por exemplo: criação de vagas subterraneas e por fim ao estacionamento em volta da praça que faz com que o transito fique ruim para todos e isso sim tem feito com que o bairro perca sua qualidade. Acabar com pontos de taxis sem que tenha autorização, acabar com o ponto de Van que fica na Visconde de Piraja em frente ao Bob’s e nenhuma autoridade ou associação nem querem tomar uma atitude contra. Reivindicar o replantio da arvore que o Kikarnes na Garcia D’avila com Visconde de Piraja derrubou alegando que estava doente, mas o proposito foi para que tivesse mais espaço na calçada para poder por mesas e cadeiras. Acho que só ser contra complica devemos ter propostas para melhorias agora a Praça nem quero fazer comentario pois acho aquele espaço acabado sem nenhum cuidado e sem segurança a noite então nem se fale.
Aqui fica minha opinião.
Gente preconceituosa e atrasada – estamos em busca do desenvolvimento e esse povinho quer exatamente o contrário – eta gente sem visão
Princípio da Supremacia do Interesse Público: este é outro princípio basilar da Administração Pública, onde se sobrepõe o interesse da coletividade sobre o interesse do particular, o que não significa que os direitos deste não serão respeitados. Não adianta a elite inventar desculpas esfarrapadas para “brecar” o que pode vir a beneficiar muitas pessoas.
Isto é muito engraçado. A verdadeira razão é o morador de Ipanema não querer “o resto da população” lá, e o metrô a levará. É uma emergência do pensamento discriminador, do pensamento tosco que imagina poder manter indefinidamente um território livre das hordas dos mais pobres, ao invés de buscar a melhoria geral da cidade. O mesmo conceito que defende o isolamento implica em deixar o resto como está. São dois lados da mesma moeda.
Tudo passa, tudo muda, e o egoísmo de visão curta é sempre um mau conselheiro. No afã de defender o hoje, deixa de construir o amanhã.
Ipanema, como outros bairros da Zona Sul, é um bairro em processo acelerado de envelhecimento da população. É por aí que virá a decadência, e não pelo uso do bairro pelo “resto da população”. Um bairro quando envelhece perde renda e perde dinâmica. Precisa se reinventar para permanecer interessante. A situação geográfica é ótima, os imóveis ótimos, mas há outros fatores. Aliás, essa oposição do metrô em si já mostra envelhecimento de pensamento, desejo de uma conservação impossível.
Cariocas tambem tem seu dia de” Angelica”
Incrivelmente desnecessaria tal obra! Se acontecer de ir adiante o projeto, só pode ser por pessoas que querem lucrar em cima! Temos que ficar atentos, Ignez Barreto, pode contar com nosso apoio!