
Carlos Tufvesson: "Antigamente, os subversivos eram torturados nos porões do DOPS; atualmente, cidadãos LGBT são torturados no meio da rua" / Foto: Tatá Barreto
Carlos Tufvesson certamente mudou alguma coisa no comportamento de muitos cariocas, mesmo antes de estar à frente da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, órgão criado pela Prefeitura carioca para combater a discriminação. Ativista-gay-incansável, sempre falou o que pensa, assim, na cara de qualquer um, razão pela qual foi chamado para ocupar esse cargo, em 2011. Nesse nosso Rio, chamada de cidade cosmopolita, existe muito preconceito: “Minha ideia fixa é viver numa sociedade onde os direitos de todos sejam igualmente respeitados”, diz, sem medo de parecer utópico. Morando com o arquiteto André Piva há 17 anos, virou uma espécie de porta-voz do movimento LGBT no Rio, e até ganhou a Medalha Tiradentes, pela Assembleia Legislativa do Estado. Filho da estilista Glorinha Pires Rebello, que, nos anos 80, comandou a marca Maison d’Elas, Tufvesson tem em sua mãe um exemplo e, segundo ele, ela é “a rainha gay da década”. Sempre com seu apoio, foi tranquilo ir para a Itália estudar na Domus Academy, em Milão. Em 1995, voltou ao Brasil e criou modelos esportivos até entrar na alta-costura, só meio que deixando de lado para ser um militante – essa palavra está cansada; ele, ao contrário, nem um pouco. Continua com o mesmo gás de quando “casou” no MAM, numa festa clássica, onde até o convite era tradicional, transformando tudo numa manifestação ideológica, no fundo, no fundo. Finalmente, esta semana, Tufvesson deu entrada no pedido de conversão de união estável em casamento, depois de ter sido negado por um juiz.
UMA LOUCURA: “Loucura é entender que estamos amedrontados. Isso é um novo fascismo? Loucura é uma maneira de impor aos outros regras da vida de cada um, por exemplo, eu, como católico, posso não comer peixe na Sexta-Feira Santa, mas outra coisa é querer que isso vire lei e que todos pensem igual a mim. Se a Bíblia diz que a união de dois homens é pecado, é pecado para quem segue a Bíblia. Mas é preciso pensar em políticas públicas, tem que pensar pra todas as religiões. Loucura é essa intolerância que acontece atualmente, e que nunca houve. Cresceu seis vezes a intolerância religiosa.”
UMA ROUBADA: “A maior roubada é o fanatismo religioso ou o político. É tudo feito do mesmo barro – todos se acham superiores aos que são diferentes deles. No fundo, igualam-se. Os fanáticos deveriam ficar enchendo o saco um do outro.”
UMA IDEIA FIXA: “Minha ideia fixa é viver numa sociedade onde os direitos de todos sejam igualmente respeitados. Sei que é uma resposta de miss, mas a vida é dedicada a isso.”
UM PORRE: “O maior porre do mundo é aturar bêbado e criança mal-educada; não sei o que é pior.”
UMA FRUSTRAÇÃO: “A minha maior frustração é minha avó não ter me visto casado; ela queria muito isso. Agora, estou dando entrada nos papéis, depois dessa norma do CNJ. Quando eu e André nos casamos no MAM, já era um direito assegurado pelo Supremo. Meus direitos civis foram cerceados. Esse foi um dano irreparável que o juiz causou a mim e a minha família. Estamos casados de fato, mas não de direito.”
UM APAGÃO: “Ver pessoas que se julgam no direito de achar que o outro não deva ter direitos como ela tem. É uma total ausência de simancol.”
UMA SÍNDROME: “Sofro da síndrome do iPhone – sou viciado em redes sociais.”
UM MEDO: “Tenho medo da traição, não da traição tipo marido que trai mulher. Em geral, temo a traição no sentido de lealdade, fidelidade, principalmente de amigos.”
UM DEFEITO: “Sou compulsivo em tudo que faço. Não entro em nada de leve, só sei ir fundo. Quantas duplas interpretações isso pode dar não sei. Sou intenso.”
UM DESPRAZER: “Desprazer é ver esse populismo fascista e barato no nosso país, neste país que lutou tanto pela democracia.”
UM INSUCESSO: “Graças a Deus, me considero abençoado. O Brasil é o país onde mais se mata por crime homofóbico. É um retrocesso inaceitável pra minha geração. Antigamente, os subversivos eram torturados nos porões do DOPS; atualmente, cidadãos LGBT são torturados na rua – sem nenhum sinal por parte do Estado de que essa impunidade vá ter um fim.”
UM IMPULSO: “A palavra impulso é tudo na minha vida.”
UMA PARANOIA: “Minha paranoia é lidar com a minha incapacidade; já apareceu várias vezes na minha vida. Quando eu não sei fazer alguma coisa, é um drama pra mim.”
Engraçado o cara fala mal da bíblia e diz Graças a DEUS?????Não entendi????O Brasil se mata por mais homofobia segundo o Doutor experiente da entrevista.Mas veja realmente pq se morrem muitos homossexuais???Veja o pq????Pelo que vejo infelizmente a maioria dos crismes são por drogas,prostituição…………….agora acho engraçado morre muito mas muito mais pessoas que não são homo e ninguém diz nada.Quer um mundo perfeito,mude de planeta!!!!!
PODE ESPERAR, TUVFESSON,…DAQUI A POUCO VEM UM “FANÁTICO DA REDE” PAGO POR ALGUM PASTOR, PARA FICAR FALANDO QUE ISSO É UMA AFRONTA A FAMÍLIA, QUE VC É PERVERTIDO E BLA, BLA,BLA…RS..PARABÉNS PELA FORÇA E DISPOSIÇÃO PARA A LUTA!!! ABAIXO O PRECONCEITO!!!
Todas essas agressões, violência e crimes bárbaros, são frutos do ódio que esses falsos pastores veem cultivando em nome de Cristo. Enquanto os homossexuais não se concientizarem que não é com “beijaços”, paradas, etc, que vão dar um basta a essas atrocidades, elas só vão aumentar. Ódio se combate com ódio.
Gostei das respostas dele !
Hoje em dia se um gay morrer de causas natuais é bem provavel que acusem Deus de homofobia.
Gostaria de atenção por parte da Polícia Federal: na próxima campanha de recolhimento de armas, incluir a Bíblia. Hoje em dia a Bíblia é arma na mão de bandidos de todo tipo,” Placentas” resultante de “aborto mal feito” Biskas Sonsas além de Pastores Sina de Salafrário
eu discordo não existe discriminação contra homossexuais, o que existe são casos isolados de agressão e discriminação por alguns. até porque gay tem família independente de classe social ou raça qualquer família pode ter um gay ou à ter.exemplo se tivesse discriminação não teríamos votados no Anastásia para governador e ele é gay por sinal uma grande pessoa..Johnny Wallis o deputado federal gay não seria eleito, Aguinaldo Timo tio não seria amado pelos brasileiros.Roberta Close,Rogéria e tantos outros. Minhas filhas estudam em São Paulo e lá ficou hospedado por 30 dias um garoto gay ótimo caráter Porque parada gay? gay não é bicho nos os respeitamos ,opção sexual não difere o ser de ninguém. quantas mulheres apanham e morrem todos os dias, também serão as mulheres discriminada?. .respeito se conquista não pede.
freiarib,voces são tão coverdes que nem o nome voce tem coragem de postar. Não é evangélicos que mata gay, são as drogas, prostituição, ciúmes, etc. São voces contra voces. Aponte quantos gay, foram agredidos por evangélicos.Voces sim que não se conformam e serem gays e querem que todos nos sejamos também. Arreda
Gays morrem no Brasil é porque se metem em situações de risco. Alguma igreja evangélica impede gays de se portarem como gays?A intolerância no Brasil não é dos religiosos, mas sim do ativismo gays, que blasfema de símbolos religiosos mas não gosta que suas ações e ideologias sejam criticados. Que pena que o site IG não está sendo democrático na abordagem deste assunto. Só o ativismo gay está tendo voz. Lamentável.
Ativismo gay – instrumento do humanismo-secularismo que trabalha a favor dos marxistas comunistas que estão no governo. Princípo de ditadura…
Tudo que se tenta empurrar goela abaixo não dá certo. Acho que aos poucos os gays e semelhantes podem sim conquistar seus espaços, mas o que está acontecendo é uma forçação de barra. Muitas vezes uma afronta. Um exemplo, eu e minha esposa não ficamos de beijos e abraços perto de pessoas mais velhas, pois sabemos que elas vão se sentir constrangidas. Temos o respeito delas pois a respeitamos. Tudo começa com respeito, o que em muitos casais homo não existe perante o próximo. Sendo assim, não vão ser respeitados.
Direito civil cerceado irreparável é uma criança, um adulto ou um idoso ñ ter comida, água e banheiro em casa! Entendo o ponto de vista de Carlos Tufvesson, mas acho tb. q. a comunidade LGBTS está apenas e mto focada somente nela, exatamente como os “homos”, colocando-os assim neste msmo patamar q. ele é contra! Honestamente, ñ sei se ser homossexual é de nascença, uma escolha ou seja lá o q. qquer pessoa diga – a mim, pouco importa, no sentido de q. o importante é realmente ser feliz! A vida já é mto difícil por si só, mas, veja, querer q. todos aceitem homens c/ homens ou melheres c/ mulheres se beijando/esfregando em praça ública, a mim soa um pouco demais, EXATAMENTE como soa qdo casais heteros o fazem!
As pessoas ligadas a esses movimentos, LGBT e outros precisam entender que a mudança não vai vir da noite para o dia. Um pais que sempre teve uma visão homem, mulher para aceitar novas formas demanda tempo. Essa coisa de impor o homossexualismo e afins a toda forma como uma coisa natural da noite para o dia nunca vai acontecer. Não sou a favor e nem sou contra, mas é preciso bom censo.
ja faz 10 anos que mantenho uma conta paga de e-mail no portal ig, inclusive vai descontar amanha na minha conta, só que ja tem mais de um mês que não enho acesso a minha conta, o que devo fazer?, já que só possuo este e-mail, para negócios e coisas particulares, devo acionar o meu direito de consumidos e reaver tudo o que paguei, da mesma forma que foi feito comigo, acho que tenho direito a uma exolição e ser indenizado pelo prejuizo o qual estou passando!!
Torturados na rua ? E , de quais homossexuais vc esta falando ? Daqueles que nao respeitam o ambiente publico e agem contra o pudor ou dos homossexuais que , iguais -e realmente Sao iguais , agem como pessoas morais e que respeitam todos ale presente ?
Tenho 24 anos e tenho inúmeros amigos gays , que respeito e os admiro . Porem , grande parte do próprios gays contribuem para que as outras pessoas os discriminam !
Respostas perfeitas. Infelizmente a intolerância tá crescendo muito.
Agora queria saber o onde o rapaz leu que ele não respeita a bíblia?
Ele não disse isso.
O problema de muitas pessoas é a interpretação e a facilidade em julgar os outros.
Quem é gay de verdade ta correndo de confusoes e ideologias de certos grupos ativistas que querem se beneficiar financeirAmente em cima de ideias que tentam mudar a sociedade normal comum. quer um exemplo? basta voce ler o documento da adversidade sexual que eles querem que o congresso aprove entre elas eliminar o dia dos pais e das maes, tirar pai e mae do documento, cotas para gays em faculdades e ter uma lei propria que os blinde de qualquer comentario, porem eles tem liberdade de “expressao” para falarem o que quiser de voce.
O BRASIL TEM COISA MELHOR PRA FAZER OU NAO TEM? pense nisso….
A liberdade não deveria ser imposta por critérios absurdamente ultrapassados o respeito deve ser sim o termômetro que permite a todos igualmente a todos expressar , agir, e principalmente entender que nada ou alguém tenham obrigações inseridas por escrituras fundamentadas no ódio e desrespeito total ao teu próximo, o amor eh livre não condena e nem aponta a direção do certo ou errado isso fica por conta da educação de todos. A única obrigação eh o respeito a tds….
Lu lacerda, quanto que eles tao te pgando pra fazer apologia com dados infundáveis?
escreve isso nao moça, se nao os menos avisados acabam acreditando…
Pelo contrareo,são os LGBTs que estão atacando os heteros.hoje pela manha,quando estava indo ao parque,com minha familia,me deparei com dois homens,um levantando a camisa do outro e fazendo caricias no meio da rua.não me lembro de nenhum dia ter visto,tal cena de um casal hetero assim…..pos o direito deles começa quando meu termina….
Bom, o que eu acho é o seguinte – até 1980-1990 não existia esse papo de homofobia. Por que não? Claro, porque os gays eram mais discretos. Depois foram conseguindo espaço, começaram a praticar sexo ao ar livre, a se beijar na boca e se amassar em público. é evidente que isso desagradou à família hétero! Já é bem desagradável assistir a essas demonstrações entre héteros, imagine com dois homens ou duas mulheres. A culpa da rejeição é unicamente dos gays. Lembram da época do grande sucesso que foi Ney Matogrosso? Ninguém rejeitava gay. Depois esses ativistas gays estão extrapolando, viram só que exigiram que nosso Neymar pedisse desculpas públicas devido a uma propaganda que nada tem de homofóbica. Sabe o que acontece, eles (os gays), estão enchendo muito o saco da gente, qualquer coisa é homofobia, ah, tenham santa paciência e principalmente, sejam mais discretos, não deem material para quem não gosta criticar.
A bem da verdade, acho que a maior tortura de um gay não é tortura física nas ruas, e, sim, é a tortura de sua própria consciência, pois se compreender o que é Prioridade Celestial ou deveres divinos, estará realmente torturado por si só.
tanto os gays quanto os héteros tem todo o direito de se-lo, mas parece que os homosexuais não aceitam os direitos daqueles que não comungam de suas orientações e querem por toda força provar que estão mais certos do que a esmagadora maioria que são héteros.
Hora, se não respeitam os héteros como esperam ser respeitados?
Tenho pra mim que daqui uns 20 anos todo mundo será gay e não vamos mais ter essa violência toda. Dizem que no último encontro da parada do arco iris, o numero de pessoas do terceiro sexo já era de 4 milhões. Se usarmos uma proporcional, em 10 anos serão 40 milhões, 20 anos 80 milhões. Desse dia em diante o Brasil será outro e ninguém mais poderá discriminar o outro, pois todos serão semelhantes. As mulheres que sobrarem serão guardadas em uma redoma de vidro como uma pedra preciosa para serem utilizadas como barriga de aluguel para uma dupla de homens. Sou contra a violência física e psicológica, mas sou a favor da liberdade de expressão. Esse crime que se comete no Brasil que só alguns podem se expressar não é bom para ninguém. Se homens ou mulheres querem se beijar, não tenho nada com isso, mas que seja feito em local apropriado, isso não quer dizer que não devemos demonstrar carinho e afeto pelo outro de outras formas. Para mim dois homens se beijando numa novela nos dias de hoje não vai quebrar paradigmas, pois ainda temos gerações que não foram criadas assim e não vão aceitar, não adianta nem prender ou matar, tudo é questão de gerações. Mas daqui 20 anos, tudo será normal como ascender uma lâmpada. Abraços sem preconceitos..Léo
“Invertida” é ‘ótemo’…kkkkkkk…O cidadão vale pelo seu bom caráter,educação,formação e competência profissional…amizades você escolhe, já q a famíla é imposta…mas conviver deve ser saudável em todas as esferas, pois não viemos à Terra meramente a passeio, embora muitos achem q sim…rsss…sexo…ah sim…cada um cuide e cuide-se bem do seu…sou hétero porque amo ficar com mulheres inteligentes,lindas,gostosas e q não encham o saco…rsss…existem sim,viu? rsss…