
Depois da Copa de 1986, com a vitória da Argentina, comemorada pelo capitão Diego Maradona, o nome de “Diegos” nos cartórios brasileiros começaram a crescer /Foto: Reprodução
O auge de Diego Armando Maradona, no fim nos 80, fez crescer, e muito, o número de “Diegos” nos cartórios brasileiros. O carisma de Maradona era tanto que, mesmo jogando contra a nossa seleção na Copa de 86, credita-se em grande parte a ele que, no ano de 1990, 180 mil brasileiros tenham batizado seus filhos de Diego.
Até então, o nome não era muito popular por aqui. Atualmente, segundo levantamento do IBGE, 424.428 brasileiros se chamam Diego. A maioria – coincidência ou não — fica na Região Sul, ali na fronteira com a Argentina.
Existe uma ferramenta do IBGE que permite descobrir informações sobre os nomes da população brasileira. É possível saber, por exemplo, quantas pessoas têm o mesmo nome que você e até de que região do País são seus xarás. O projeto “Nomes do Brasil” foi desenvolvido através de registros das listas de moradores do País.
Por Acyr Méra Júnior