
À esquerda, a árvore sendo consumida pelo fogo e, à direita, o resultado dos estragos, que acarretaram na derrubada da árvore / Foto: Ernesto Viveiros de Castro
O chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, literalmente trabalhou para apagar incêndio no seu trabalho, nesta segunda-feira (18/08) à noite. Ao sair mais tarde do seu escritório, por volta das 20h30, viu uma árvore de grande porte, com cerca de 25m de altura, pegando fogo, nas Paineiras. O Destacamento de Bombeiros de Santa Teresa foi acionado e rapidamente debelou o incêndio, que só não se alastrou por causa da umidade elevada e falta de vento. Mas, como a árvore ficou muito comprometida, ela foi derrubada na manhã desta terça-feira (19/08).
Ernesto comentou sobre o risco do fogo em áreas protegidas. “O uso de velas em oferendas é uma ameaça à floresta do Parque Nacional. Para proporcionar os rituais das religiões de matriz africana, o PNT criou, há mais de dez anos, o Espaço Sagrado, em ambiente controlado e adequado para a prática religiosa”, informa Ernesto. Só para lembrar: o Espaço Sagrado fica na Curva do S, na Avenida Edson Passos, no Alto da Boa Vista.