
Visitante atentíssima notou erro de português na exposição dos impressionistas, no CCBB, orçada em milhões de reais
Amiga da coluna esteve nessa quarta-feira (31/10), na belíssima exposição “Impressionistas”, no CCBB. Atenta que é, ficou surpresa: apesar de o evento ter sido orçado em R$ 10,9 milhões (incluindo até o seguro dos quadros), certamente, esqueceram-se de um personagem importantíssimo: um revisor de Português para os textos explicativos. Na terceira sala – “Vida Parisiense e seus atores” -, lê-se a seguinte frase: “Courbet, Bonnat e Cézanne interrogavan (sic, assim com N) seus próprios rostos…” . Como assim? Os funcionários do CCBB proibiram fotos, mas a assessoria de imprensa do evento disse que o erro será corrigido. Trata-se apenas de um detalhe – considerado banal para muitos, não é? Comparado à beleza da exposição, isso não é nada! Nada mesmo.
Infelizmente é isso que o Brasil está formando, o Governo não dá mais importância à nossa língua, e com o passar dos tempos, nossos filhos, netos e bisnetos, estarão se formando em assassinos da língua portuguesa.
Temos que perceber que é isto que os políticos querem, pois quanto mais medíocres na população, mais votos á eles e mais tempo permanecem no poder.
Nós podemos não mudar mais esta situação, mas com certeza, se educarmos nossos filhos perfeitamente, eles e nossos netos podem construir um país melhor.
Não podemos esperar por educação nas escolas (pois não há), devemos construir isto em casa.
Os políticos (governo) não investem educação, pois eu ainda sou a favor de filho de político ser obrigado à estudar em escola pública. (Pois se o ensino não melhorar dessa forma, não nos resta nada à nao ser, assinar o atestado de cidadão ignorante).
Erro de Português?Que besteira ! Que atire a primeira pedra quem não erra ! Eu erro direto! e daí? O importante é conseguir repassar a informação.
Escrevo mal, cometo vários erros de concordância e não por isso sou um completo ignorante.
Fui alfabetizado em Escola Pública de forma precária, acho que até faço muito.
Infelizmente devido as críticas aos “detalhes” gramaticais, o foco da importância da exposição é deixada completamente de lado. Fazer o quê ? O importante da exposição é a gramática !
Não vejo a hora que seja criado a lingua brasileira para acabar com o H mudo e com os dois SS. Exemplo: Seção, sessão, sesão, sesção,Cessão, Cesção, Cesção, Cesão. Se não soubermos a origem dos radicais, só resta a decoreba. Outro exemplo: Otel, Hotel, Oje. Se o H é mudo, pra que usar? Outro: Assim, Asim, Açim, Asçim, Acim. Tudo tem o mesmo som, só que fica mais bonita com dois ss. O Português é a lingua mais fácil do mundo se você decorar o sentido da próclise e da mesoclise entendendo as conjunções subordinadas consecutivas adjetivas diretas ou indiretas dentro da semântica do sujeito proposto pelo tempo e pelo verbo. Errar é humano e quem comete erro de português terá sete anos de perdão. Nunca vi uma lingua em que uma virgula pode libertar ou condenar uma pessoa. Inchalá para todos e muita arebaba. Prá que simplificar se podemos fazer uma reforma e complicar.Léo
Acho que deve ter sido uma falha na digitação, não um “erro de português”. Aqui mesmo, no IG, são cometidos erros de sintaxe e ortografia que poderiam ser considerados mais “graves”. Na mostra “Impressionistas”, os protagonistas são os quadros, o texto é acessório. Já nos portais, o protagonista é a notícia, e, para a notícia, a palavra não é acessória. Nos portais também deveria haver revisores.
Não existe erro grande ou pequeno, erro é erro, infelizes dos que acham uma observação é vaga para tal acontecimento, Mas, é de grande importância que pessoas o façam, pois nossa lingua tem que ser preservado em seu conteúdo gramatical
POR QUE OS MEUS COMENTÁRIOS NÃO APARECEM
Os meios de comunicações tem que zelar por nossa língua, pois são eles formadores de opiniões, não podemos aceitar que jornalistas despreparados saiam por ai espalhando barbarismos
O desleixo com a Língua Pátria há muito se tornou coisa comum. É só observarmos quantos analfabetos funcionais dão opiniões na internet, com um português vergonhoso. E ficam bravos quando alguém toca no assunto, critica etc. É claro que todos têm o mesmo direito: analfabetos, analfabetos funcionais, cultos etc. Os direitos são iguais. Só que quem não sabe jogar futebol sequer se habilita a fazê-lo entre jogadores profissionais, em grandes estádios, habilitando-se, no máximo, a ” peladas ” de fim de semana, entre amigos, com muita risada e gozação.
Quem não sabe escrever e nem tem vontade de aprender, pelo menos razoavelmente, deveria fazer outra coisa e parar de contribuir para o aumento da ignorância do povo
Deveria ser criada a matéria específica ” REDAÇÃO ” desde a 1ª série do ensino fundamental até o último ano de qualquer Faculdade, principalmente para não assistirmos a um prefeito eleito, que já foi Ministro da Educação, falando na TV: ” Gratuíto, gratuítamente “, colocando acento onde não existe!
Não é erro de português. Isso é erro de digitação, pois o “n” fica ao lado do “m” no teclado. O dedo do digitador escorregou. Herrar é umano.
Isso não é erro de português. É erro de datilografia, posto que no teclado, o “n” fica ao lado do “m”.
É perdoável. Infelizmente, o revisor não percebeu.
Ainda bem que você e sua coluna comentaram esse gravíssimo erro, eu também percebi e pensei em falar com alguém do CCBB. Parabéns, Lu.
As duas teclas estão lado a lado, o que me faz entender que houve erro na hora da digitação. Na dúvida, liguem pra pessoa que digitou.
A internet está acabando com a escrita, os jovens não estão nem aí para o que escrevem e como escrevem…é um absurdo. Onde trabalho vejo muitos erros de Português….mais ao invés de mas, forão ao invés de foram, empreza com z……etc. Hoje, querem farra, não tem educação, são porcos, onde passam deixam bitucas de cigarro, papeis de tudo que comem, jogam as coisas em qualquer lugar, não respeitam quando tem duas pessoas conversando, entram no meio da conversa, não dão lugar para pessoas mais velhas em filas, entrar em ônibus, sentar no ônibus, etc. Podre…podre….juventude podre!!!
Parece-me estar claro que se trata de um mero erro de digitação e ausência de revisão. Nada comparado aos crassos erros que grassam a boa escrita, abundantes no ambiente virtual.
Assim como a beleza de uma linda mulher não é conspurcada por uma pequenina ruga, esse ‘n’ sorrateiro a usurpar o lugar do seu vizinho ‘m’ no alfabeto não irá de modo nenhum manchar a beleza das obras artísticas ali expostas.
Grande ‘abrasso’ a todos!
O pessoal de gráfica não se preocupa com erro de português, é o tal do ‘copiar/colar’, então a culpa é de quem escreve, ou por ignorância ou por desatenção.