
As imagens da gangorra criada por Ronald Rael (na segunda foto) e Virgínia Fratello /Fotos: Reprodução
Imagens e vídeos de crianças e adultos brincando numa gangorra na fronteira dos Estados Unidos e México viralizaram nesta terça (30/07). A ideia foi criada pelo arquiteto Ronald Rael, professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pela professora Virgínia Fratello, do departamento de Design da Universidade Estadual de San José, também na Califórnia, e esteve no papel por mais de 10 anos, segundo o tabloide inglês “The Guardian”.
“Isso foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. O muro virou literalmente o ponto de sustentação para as relações dos EUA com o México. Crianças e adultos foram conectados de forma significante em ambos os lados, com o reconhecimento de que as ações que acontecem em um lugar devem ter consequências diretas no outro”, disse Rael. Mas o lúdico tem uma simbologia política: o trecho da fronteira entre El Paso (EUA) e Ciudad Juaréz (México) é uma forma de unir, de forma “lúdica”, os dois países e questionar a presença do muro.
Você deve lembrar que essa foi uma das promessas eleitorais de Donald Trump (não é um fofo?): a construção do muro. No entanto, não conseguiu verba até o momento. A Suprema Corte dos EUA autorizou, recentemente, que ele use US$ 2,5 bilhões, que iriam para gastos com militares para reformar quatro trechos da cerca que separa os países.
Ver essa foto no Instagram