
Fazenda data de 1835, quando região era uma das mais ricas do País. Visita, além do passeio gostoso, é uma aula de História / fotos: divulgação
Só o passeio já valeria a pena: o ar puro, a paz, os animais pastando no campo, muito verde, o tempo deliciosamente preguiçoso. Mas, o Vale do Café reserva outras surpresas; uma delas é a mostra de decoração que acontece esse mês na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras.
A construção, datada de 1835, é uma das joias da região que já foi a mais rica do País. Ao longo das décadas, a fazenda veio sendo restaurada e, agora, vai receber o projeto Casa Real: arquitetos foram convidados a ambientar vários cômodos com peças de antiquários do Rio, São Paulo e Petrópolis.
O projeto partiu da proprietária, Liliana Rodriguez, que propõe a visita também como uma aula de história: “A ideia é transformar a sede da fazenda em uma réplica autêntica, reconstituindo os ambientes de acordo com os hábitos da época. Por isso, o mobiliário é todo do século XIX”.
Além do mobiliário e das antiguidades, uma trilha sonora com efeitos especiais, criada pela produtora Speedball, do publicitário Kiko Fernandes, ajudará a transportar o visitante até a época dos barões.
O evento vai acontecer entre os dias 13 e 30/07. Quem aparecer também poderá participar de workshops de porcelana, prataria, arte e gastronomia e fazer um lanche com as comidinhas típicas da fazenda.
Serviço:
Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Rodovia Lucio Meira, BR 393, km 210 – Vassouras
Tel. (21) 9250-9798 e (24) 9298-7204
O trabalho de restauração da São Luiz Luiz e o desenvolvido atualmente na fazenda por Liliana é digno dos maiores elogios. É de entusiasmar quem visita a fazenda, que por si só, e por eventos diversos divulga a fascinante Historia do café fluminense oitocentista.