
Reunião sobre mobilidade, com presença de vários órgãos do governo, aconteceu no Quitandinha, nesta quinta (24/02); na segunda imagem, Max Lemos, secretário de Infraestrutura do estado /Fotos: Reprodução
Precisou de uma tragédia em Petrópolis para a ligação entre Bingen-Quitandinha sair, definitivamente, do papel. Nesta quinta (24/02), aconteceu uma audiência pública no Palácio Quitandinha para o plano de implantação de mão-dupla da BR- 040, no trecho do KM-81, sentido Juiz de Fora-MG, com participação de representante do Governo do Estado, Prefeitura da cidade, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério da Infraestrutura, Polícia Rodoviária Federal e Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer), para alinhamento dos trabalhos esperados pela população há 81 anos.
A rota alternativa tem o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade, especialmente no atual momento, com vários acessos e ruas interditadas. “Isso vai facilitar o trabalho dos maquinários e do Corpo de Bombeiros que estão atuando desde a tragédia. Além disso, já iniciamos as obras emergenciais em diversos pontos do município, o que afetará ainda mais o trânsito local. Os testes iniciais já devem começar nos próximos 20 dias com os custos da operação financiados 100% pelo Governo do Estado”, disse Max Lemos, secretário de Infraestrutura do estado.
Nessa segunda (21/02), o Ministério Público fez uma vistoria num trecho da BR 040, com técnicos da Prefeitura e com a Secretaria Estadual de Obras, para analisar a execução da ligação. “Essa obra é aguardada pela população há anos, entretanto, diante da tragédia, tornou-se fundamental para a melhoria do tráfego que seria consideravelmente diminuído no Centro Histórico”, disse Zilda Januzzi, promotora de Justiça.
A Rua Washington Luiz é a principal ligação desde o Pórtico do Quitandinha até o Centro Histórico e está interditada, o que tem causado um caos no trânsito. “A ligação entre Bingen e Quitandinha é uma alternativa, mesmo depois da reconstrução da Washington Luiz”, explicou Zilda. Atualmente, a configuração da cidade obriga o carro que vai para Bingen até Quitandinha a passar pelo saturado corredor do Centro Histórico e pela Rua Cel. Veiga. Segundo documento de Plano de Mobilidade Urbana de Petrópolis, são três opções de pequenas obras para viabilizar a ligação.