O que foi dito sobre Gabriela (que estreou na Globo nessa segunda-feira, 18/06) não se restringiu aos profissionais da área. Nas internas, ou seja, na própria emissora, o assunto foi muito falado também: alguns disseram que Juliana Paes (de 33 anos), a protagonista, é uma balzaquiana, e a personagem Gabriela, à época, era uma menina. A olhos amadores, Juliana parecia perfeita para o papel.
Não para por aí: comentavam ainda sobre “uma cantora de axé representar Maria Machadão, com tanta atriz boa”, incluindo a própria Sônia Braga, que fez a primeira Gabriela. A referida cantora é Ivete Sangalo, como mostrado. Sangalo, aparentemente, esteve melhor do que umas tantas atrizes há anos na profissão; quanto a cantores, modelos e nadas que são chamados de atores, é outro ponto.
Lendo algumas críticas de quem entende do assunto (supõe-se) à novela das 11, é o caso de imaginar que devem saber o que estão falando. Por exemplo, que foram usados muitos filtros na fotografia, o que passa completamente despercebido para o telespectador, que simplesmente acha tudo muito bonito – e no fim é o que interessa. Não sendo do meio, que importância tem ter usado esse ou aquele recurso?
Já outras críticas parecem bem pertinentes, por exemplo, do Fernando Oliveira, do IG: “No esforço de mostrar o quanto a personagem-título é sensual e brejeira, deixou-se de lado um mergulho mais profundo nas emoções provocadas pela seca e pela morte do tio. O mesmo pode-se dizer do momento em que, jogada nas ruas da cidade, espera, sorridente e insinuante, um novo rumo para sua vida”.
Quanto ao Bataclã, a Globo enriqueceu tudo, até demais: não precisa conhecer o interior da Bahia, ou ter vivido ali em qualquer século, pra saber ser impossível aquela, digamos, chiqueria, mesmo levando em conta os anos de ouro do cacau – hoje, passado remoto. Mal comparando, houve quem citasse até um musical da Broadway – exagero, vai! Nem no Moulin Rouge, em Paris, deveria ser assim. Mas … arte é arte!
Ameeiiiiiiiiiiii! Tudoooooooooooo! A novela prendeu a atenção, emocionou e deixou gosto de quero mais…. Ivete e Juliana ótimaaaaaaaaaaaaassss! O resto é inveja e falta de assunto… o que interessa é audiência ,o povo, senso comum, o poder de entreter e encantar..e a novela conseguiu!
Não podemos comparar a primeira versão de Gabriela com Sonia Braga, hoje, a nova versão vai acabar sofrendo com o passado que marcou o público. Em relação a Juliana Paes é esforçada, mas Ivete tirou espaço de uma outra atriz e não aceito.
TB ACHEI QUE DEVERIA TER PASSADO MAIS EMOÇÃO DA PERDA DO TIO E DOS APUROS DE UMA VIAGEM SOFRIDA…. O FOCO FOI APENAS NA SENSUALIDADE.
PENSO TB QUE DEVERIAM PRESTIGIAR SONIA BRAGA DE ALGUMA FORMA, ELA DEVERIA FAZER PARTE DO ELENCO, PORQUE NÃO FAZER O PAPEL DA IVETE? SERIA UM RECONHECIMENTO E ELA É ATRIZ E NÃO CANTORA!!
SINCERAMENTE ASSISTI O PRIMEIRO CAPÍTULO PRA VER SE A GLOBO MELHORA NO QUE DIZ RESPEITO A NOVELAS, PORQUE JÁ NÃO ASSISTO MAIS NENHUMA, A NOVELA MAIS RECENTE QUE ACOMPANHEI FOI CORDEL ENCANTADO,FOI MARAVILHOSA!!!
Produção de alto nivel. Parece ate filme americano. parabens Globo…..
por favor vão procurar o que fazer de bom, e o que falar de bom de nossas novelas e de nossos filmes pois, ridículo é ver filme americano cheio de atores sem qualquer talento e com muitos diálogos imbecis com e achar lindo. Portanto povo da critica ruim, se criticaram foi porque viram (e viram tudinho), os tempos mudaram, e tudo mais mudou, então IVETE SANGALO MACHADÃO É UM VERDADEIRO ARRASO E JULIANA GABRILA PAES ESTÁ SENSACIONAL.
Parabéns a todos da produção. bjs DEISE MARIA
Comentários medícocres de quem não gosta de mulher, só isso. As duas são ótimas, e pronto!
Juliana Paes e Ivete Sangalo são apenas duas deslumbradas. Nada mais que isso.
Excelente matéria e comentário; Quem viveu e sobreviveu aquela época sabe disso muito bem; A balzaquiana(apesar de belíssima) Juliana Paes não se encaixa na remontagem atual; Perdoe-me os fãs, mas ela poderia ser a Maria Machadão, enquanto a Ivete…, preferiria vê-la cantando no bataclã;
Se queriam um rosto mais jovem para a Machadão deveriam ter colocado a Fernanda Torres q é premiada em Cannnes e é talentosa. No mais, para substituir uma fenomenal Mafalda só atrizes do quilate de Betty Faria, Fernanda Montenegro, Rosamaria Murtinho, Elizabete Savalla… A Juliana vai bem, é linda e tem talento, apesar de parecer um pouco mais velha q a personagem original. (e vamos combinar: Sônia Braga é um mito difícil de substituir) Mas eu teria apostado na Alice Braga e nem preciso dizer o porquê. Mas desejo que as coisas melhorem para todos os profissionais envolvidos na produção. Merda pra eles!
GENTE! Sem comparações. Gabriela é uma novela de 2012. Outra novela com lindos atores, roteiro e direção. Esqueça comparções. Vamos curtir a novela. Sônia Braga foi Gabriela da outra novela. Se fosse pra ver Sônia Braga, então a Globo deveria reprisar no Vale a pena ver de novo. E Ivete nota 1000! Uma personagem diferente sem comparações. Esqueça Lucelia Santos e Elizabeth Savala (amo as duas). Vamos Curtir a Novela que vai bater todos os outros programas. Assim teremos qualidade no horário, não repetições e melação forçadas de AFAZENDA!
Adel Nunes, o ator se chama Humberto Martins e não Henrique Martins.
O trabalho de SONIA BRAGA na 1ª versão GABRIELA foi perfeito . Ela mesclou sabiamente pureza e
enorme sensualidade, que era a sensibilidade da grande atriz funcionando .
Agora é JULIANA PAES, vamos aguardar, ela vai amadurecer o personagem e conhece-lo melhor, vamos aguardar. É boa atriz e muito linda, também. – Boa sorte, Juliana.
Elena
Críticas todos vão fazer, mas fazer o quê? A Globo pode até ter acrescentado um algo a mais na novela, mas na minha opinião ficou muito bom. O que custa dar oportunidade à Ivete, à Juliana e a outros do elenco. A emissora quis mostrar uma nova forma de releitura da obra. Se fosse para ser igual, a Globo mostraria a gravação original. Me digam, quem assitiria?
A Juliana está muito bem, a Ivete está maravilhosa e o Bataclã está demais, coisa para exportação. Deixem de dor-de-cotovelo e vamos mostrar coisa bonita do Brasil. Vocês acham que nos Estados Unidos, Inglaterra, França não existe lugar feio? Pobreza? No entanto o que se mostra é só coisa bonita. Por quê o bataclã não pode ser maravilhoso? Tá bonito e continue assim.
Adorei e ponto final.
Assisti a Gabriela quando crianca e realmente Sonia Braga estava perfeita,passava inocencia e sensualide a personagem, parecia uma menina… impossivel comparar Juliana Paes com ela. Juliana nao consegue passar inocencia a personagem, erotiza o tempo inteiro e a globo insiste em explorar seu corpo, uma pena, pois, ela e uma boa atriz… oque e completamente diferente… Gosto da ivete, mais acho que o papel poderia ser dado a propria Sonia braga, mas, enfim… A globo monopoliza tudo e ponto final. Acho que a interpretacao de Humberto Martins nao passa nem perto do saudoso Armando Bogus. Mais vamos ver oque vai acontecer. A novela so esta comecando.
Concordo plenamente com o Fernando,sobre Gabriela,acho a Juliana Paes,boa atriz,com um carisma imenso,uma beleza q tem tudo haver com “Gabriela” embora acho um pouco madura p o papel…seu carisma lhe salva!!deveria ter tido mais emoção na cena em q parte seu tio…mas oquê ninguém quer ver são as emoções de Juliana né…mas q a atriz perdeu uma grande chance de tapar a boca de muita gente..ah!perdeu…e olha q ela tem recursos p isso…ja mostrou em outras novelas…
Quanta bobagem, só li até metade dos comentários, pois não aguentei. Minha gente é um remeke e não uma copia, se fosse pra fazer uma novela igual, com atores praticamente gêmeos, com as mesmas falas e cenas pra que fazer uma nova novela, era só passar a novela de 1975 novamente, pronto já ia economizar milhoões. É claro que comparações irá existir, mas querer que a Juliana Paes seja a Sônia Braga ja é demais. Eu achei ela linda e para mim que li o livro e sei que Jorge Amado NUNCA citou a idade da Gabriela e sim que ela tinha um jeito moleca, a Juliana é perfeita, adoro o olhar dela que passa uma sensualidade de um jeito inocente. E a Gabriela de Jorge tinha uma corpo com curvas e robusto, farto e não magrela, as pessoas esquecem que antigamente os homens gostavam de carne e não das peles e osso de hoje. Uma dica pra vocês que nunca leram o livro. Vão ler e depois me falem se Juliana é mais parecida com a Gabriela de Jorge do que a Sônia.
AMEI A NOVELA! JULIANA ESTÁ D++++ IVETE TBM E A GLOBO ESTÁ DE PARABÉNS.QUEM NÃO GOSTAR QUE MUDE DE CANAL. ESTAMOS EM 2012 E A NOVELA SÓ ESTÁ COMEÇANDO.
Antônio Fagundes, embora um bom ator, ainda asiim é ator de um personagem só. Ivete Sangalo não comprometeu tanto, mas de qualquer forma desentoa. Juliana Paes, dizendo a que veio, ou seja, veio para fazer bonito e bem feito. Humberto Martins parece que tem tudo para engatar. Parabéns para José Wilker pela frieza, rigidez e distância implacáveis e na medida certa e Maitê Proença com sua encantadora – e aparentemente bem construida –
personagem. Não posso esquecer de mencionar a senhora Yolanda…UM MONSTRO DE ATRIZ!!! Conclusão: a novela promete e que venha outras novelas literárias, mas não necessariamente regravações!!!
pior do que Ivete Sangalo como Ana Machadão , só Tonha de Tieta no Cinema, depois de Yoná Magalhães arrasar na TV. O personagem é apático, nervosíssimo, cantando então é um horror, e cantando Lua Branca, um clássico, divinamente gravado por Veronica Sabino.Mas claro, o personagem de Ana Machão, importantíssimo foi engolido, devorado e mastigado pela Zarolha de Aleyona Cavali.
QUANTO ASSISTI GABRIELA EU TINHA 07 ANOS E NAO ME ESQUECI DA LINDA NOVELA ……DE EPOCA AGOR ACHO UMA PENA TER ESCOLHIDO JULIANA PAZ PARA INTERPRETAR GABRIELA POIS A ATRIZ E ULTRAPASSADA E VELHA PARA VIVER O PAPEL DE GABRIELA .
Vcs poderiam parar um pouco de criticar e olhar pelo lado bom