
O nome da Fundação Pró-Hemorio, que apoia o Instituto Hemorio, está sendo usado em golpes por telefone, para arrecadar doações em dinheiro / Foto: reprodução
Se ligarem para sua casa em nome da Fundação Pró-Hemorio, pedindo doações, não se engane: é golpe. A Fundação, órgão privado criado na década de 1970 para apoiar o Instituto Hemorio, alerta que não faz ligações para residências ou empresas – eles possuem um grupo de voluntários a quem acionam no caso de necessidade. Os falsários que estão telefonando fazem cobrança em boletos que levam o CNPJ da extinta Associação de Voluntários do Hemorio.
A Fundação não está, no entanto, recusando ajuda: existe um projeto de construção do Espaço Conviver, que começou em 2012 e parou por falta de recursos. É um prédio, na rua General Caldwell, próximo do Hemorio, que poderia acolher as crianças e adolescentes, de outras cidades, que têm de ficar geralmente um dia inteiro no Rio para se tratarem de doenças hematológicas, como leucemia e hemofilia. Quem puder doar, a Fundação Pró-Hemorio (Fundarj) tem duas contas para isso: Banco Bradesco (237), agência 6746, conta corrente 1000-6. E Banco Itaú (341), agência 9294, conta corrente 01569-9.