Com o Cine Odeon fechado, começa no Oi Casa Grande, esta quarta-feira (24/09), o Festival do Rio, abrindo com o documentário “O Sal da Terra”, que recebeu um prêmio especial na mostra Un Certain Regard em Cannes, este ano. O filme conta a trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado, que vai estar presente, e foi dirigido por seu filho, Juliano Ribeiro Salgado, e o alemão Wim Wenders.
O maior festival de cinema da América Latina não terá mais a mostra gay, o que não significa que os filmes com temática homossexual vão estar excluídos do evento. Pelo contrário, são 43 obras, que vão estar concorrendo ao Troféu Felix, uma referência bem-humorada ao personagem de Mateus Solano, o vilão gay que tanto sucesso fez na novela “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco. Vão compor esse júri especial Wieland Speck, curador da seção Panorama, do Festival de Berlim, a cineasta argentina Albertina Carri, diretora artística do festival LGBT Asterisco, a carioca Malu de Martino e o autor de novelas João Emanuel Carneiro.
A festa black tie de logo mais será na Sacadura 154, antiga The Week, e terá como atração a cantora Bianca Assumpção, namorada de Maurício Mattar.