
Felipen Farme D’Amoed: designer carioca cria esculturas em madeiras de queimadas chamando atenção para o meio ambiente e concorre a dois prêmios internacionais /Fotos: Reprodução
Felipe Farme D’Amoed, designer carioca que mora em Los Angeles, Califórnia, e fundador da Pipe Farme Design, está concorrendo aos prêmios internacionais na categoria inovação no “Lexus Innovation Design Award 2020”, e produto sustentável no “A’Design Awards”, por sua nova criação: o Palo Audio, troncos devastados por queimadas que viraram caixas de som em formarto de esculturas.
O projeto — três modelos de madeira reaproveitados chamados “The horseshoe crab” (“A ferradura do caranguejo”), “The Thunderbolt” (“O raio”) e “The scientist” ( “O cientista”) — integra um sistema de som em troncos reaproveitados, segundo o artista, “uma obra de arte interativa que serve para reconectar o ser humano com a natureza. O intuito é criar harmonia entre pessoas e a natureza, como uma metáfora do meio ambiente berrando por nossa ajuda”.
Além das últimas queimadas na Amazônia brasileira, as florestas da Califórnia também sofrem todos os anos com incêndios, o que vem aumentado com a mudança climática – no final de outubro, mais de 3 mil moradores de Los Angeles tiveram que sair de suas casas depois de o fogo atingir mais de 160 hectares nas colinas da região do museu Getty Center, próximo a algumas das casas mais caras da cidade, incluindo a do jogador de basquete LeBron James. “Meu design é sempre inspirado pela natureza. A poluição é grande na minha vida e na de todas as pessoas, mas ainda no meio do caos de uma vida acelerada. Espero que todos que vejam meu trabalho e reflitam sobre seu relacionamento com o meio ambiente e se inspirem”, diz.