
No alto, Marcus Vinicius dos Santos e Bernard Rajzman; abaixo, J.J. Soares e Eleonora Mendonça, primeira brasileira a disputar uma maratona olímpica, em 1984; depois, J.C. Soares e Manduka Nogueira; acima, Enzo Capiello, secretário-geral da FICTS, e Ednor Medeiros /Fotos: Paulo Jabur e Vitor Kelm
Bernard Rajzman, único brasileiro com direito a voto no Comitê Olímpico Internacional, foi homenageado, nessa quarta (16/08), na abertura da exposição “Memórias do Esporte”, no Centro Cultural Correios. É a segunda vez que os curadores J.J.Soares e J.C.Soares fazem essa mostra no Rio, com o acervo de filmes da Fédération Internationale Cinéma Télévision Sportifs (FICTS). Outro homenageado na noite foi o diretor do Americas Medical City, Marcus Vinicius dos Santos – ele esteve à frente da operação de atendimento médico a atletas, delegações e autoridades durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Nesta edição, dois cinemas do CCC vão exibir 30 filmes esportivos de 116 países. Na segunda parte da mostra estão expostos objetos históricos, como as primeiras raquetes de tênis usadas em torneios internacionais. Na terceira, o público pode se divertir com jogos de realidade virtual. “Mesclamos filmes raros da memória do esporte com produções épicas, isso vai atender a todos os tipos de público, de surfistas a pesquisadores”, contam os curadores.