
Acima, Suzana Nascimento em "Calango deu!" e abaixo, Analuh Prestes em "Emily": a força da mulher e o vigor das atrizes / Fotos: Sergio Santoian e Christina Amaral
Emily e Calango deu! são dois monólogos, encenados, respectivamente, por Analuh Prestes e Suzana Nascimento, que tangenciam os sentidos que melhor remetem ao amor pelo passado: cheiros, gostos e histórias. Analuh, no papel de Emily Dickinson, a importante poetisa americana do século 19, abre a encenação, falando de um bolo de melaço, de seu cheiro delicioso, e dá logo sua receita. Já Dona Zaninha, a contadora de causos de Calango, passa um café e convida a plateia para compartilhar.
Em Emily, dirigida por Eduardo Wotzik, Analuh, que assina também a cenografia e os figurinos, pois também é artista plástica, convida a plateia a fazer dois passeios: um pelo seu jardim e outro pelas suas memórias. O clima de outono, entre a vida e a morte, aponta para uma trajetória sem sucesso, sem diálogo e sobretudo sem nenhuma cumplicidade de quem quer que seja. A poetisa, cuja obra só foi publicada após sua morte, tem todas as angústias e incertezas do artista que se vê incompreendido. “Decorei todo o texto no Jardim Botânico enquanto caminhava e fotografava. Criei a Emily dentro do Jardim, tudo vem de lá”, diz Analuh.
Em Calango deu!, Suzana Nascimento, autora do projeto e do texto, é uma celebração do melhor do folclore do tipo a quem chamamos de mineirinho. Em torno de gente esperta, matreira, sabendo vencer pela inteligências, os causos contados por Dona Zaninha, além de levar a plateia a incontidas gargalhadas, também emocionam, pois a atriz canta, improvisa e mantém um contínuo diálogo com os espectadores, fazendo com que todos nos sintamos em um conversa regada a cachaça, café e alegria.
Baseadas em histórias de mulheres fortes, as atuações de Analuh Prestes e Suzana Nascimento confirmam a máxima de que a essência do teatro é o trabalho do ator.
SERVIÇO:
Emily
Teatro Poeirinha
Quinta a sábado às 21h e Domingo às 19h
Calango deu!
Teatro Cacilda Becker
Quinta a domingo 19 horas