Na casa contemporânea, as palavras de ordem são praticidade, criatividade e charme. Tudo que tiver ações imediatas e sem complicações está valendo e é muito valorizado. O charme sem frescura nunca esteve tão em alta! Uma nova ordem para projetos, pouco investimento e muito efeito.
O novo e moderno consumidor não gosta de extravagâncias e muito gasto, muito menos de materiais que a produção e a industrialização impactam diretamente na natureza. A casa moderna prioriza o conforto em todos os sentidos. Isso significa que uma casa precisa atender, ao mesmo tempo, à expectativa de beleza e funcionalidade no dia a dia do usuário.
A manutenção, assim como os problemas que surgem na casa pelo desgaste, é uma preocupação desse novo e volátil morador que alugar o imóvel. Hoje, a tão famosa experiência tem tanta força quanto a antiga e tão sonhada posse de uma casa própria. Atrair esse novo consumidor para a compra é seduzi-lo com uma casa fácil de manutenção e cheia de charme.
As tubulações aparentes são uma solução mais do que especiais nesse sentido! Além de criar uma atmosfera muito charmosa, as tubulações elétricas de ar- condicionado e também as hidráulicas, todas aparentes, são fáceis para acessar quando precisamos. Uma certeza absoluta com o desgaste do tempo e do uso é que, em algum momento, teremos que acessá-las, aparentes ou não. Se estiverem dentro das paredes, o acesso inclui duas obras: uma para abrir e outra pra fechar.
Estando aparentes, essa obra não existe mais. E como fica uma casa assim? Moderna, com certeza. Hoje podemos pintar os tubos de cores diferentes ou simplesmente todos de preto, aparentes em tetos altos, em banheiros muito elegantes e em salas supercharmosas.
Os apartamentos modernos aproveitam o máximo do pé-direto sem precisar de rebaixamentos de gesso para esconder essas tubulações. A manutenção de uma casa pode ser muito cansativa se não for planejada com essa preocupação, mas pode ser facílima se, quando projetada, for tão importante quanto a ventilação, aberturas, charme, elegância etc.
Os tempos mudaram. Ficamos com menos tempo, mas a qualidade de vida virou foco — dentro e fora de casa!