Lindo no seu habitat ou fora dele, os corais são deslumbrantes para serem vistos dentro do mar ou em estampas, quadros etc. A cor é outro destaque desses animais calcários. Nas águas salgadas ou ainda “jovens”, eles têm uma coloração abóbora quase avermelhada, deslumbrante; juntos, formam os lindos recifes.
A cara do verão na cor coral é alegre, elegante, e a sua forma gráfica chega a ser poética. Tudo o que vem do mar tem essa conexão com casa de praia, tropical, como se os moradores estivessem em eternas férias. Nem por isso, usar coral significa estar frente à praia, onde todos estão descalços e curtindo o tempo livre.
Elegante, o coral pode estar numa casa clássica urbana ou em outra bem longe do mar. Importante é sempre ter em mente não usar o coral em si, porque sabemos da importante função para a saúde dos oceanos – onde um deles morre, todo o ecossistema dependente também é extinto.
Nos anos 80, era comum o comércio de coral natural, mas hoje o consumo é completamente irresponsável. Existem fazendas de corais para uso específico, mas em escala bem pequena. Nem por isso, usar esse material como fonte de inspiração é antiecológico. Sua representação gráfica é linda e pode compor um ambiente – a cor combina muito bem com o azul-turquesa, branco, bege, mostarda e os vários tons de azul -, uma forma de levar a natureza para dentro. O coral é uma linda inspiração que a natureza nos deu de presente.