Não estamos falando de um grande barco ou lancha, mas em casas de verdade que flutuam e se movimentam sobre a água.
Infelizmente, no Brasil, só vemos casas assim nas populações ribeirinhas, geralmente na Amazônia e em regiões de baixa renda, aglomeradas e sem esgoto, que poluem rios, onde as doenças proliferam.
Esses lugares têm pouca atenção dos governos, mas essas construções flutuantes, que deveriam ser uma solução, passam a ser um problema, tanto para a natureza quanto para os seres humanos.
Num futuro próximo, elas serão uma solução perfeita e lúdica para o aumento do nível dos oceanos e rios, da população e preservação da natureza. Nada que o tempo não possa nos ensinar — tratar nossos rios e ensinar às novas gerações uma nova e saudável forma de viver.
Mesmo para aqueles que acreditam ser bobagem o aumento da temperatura no planeta, a natureza está em constante movimento. Temos também o rápido crescimento populacional, além do aumento da expectativa de vida. Com esses fatores, o futuro é incerto se as pessoas não usarem a criatividade e terem muito cuidado.
A casa flutuante parece ser uma solução bem inteligente e adequada para nós, brasileiros, que temos uma gigante bacia hidrográfica. Em países como Holanda e Inglaterra, esse tipo de casa tem seu público certo e cativo. Pessoas que moram assim não trocam uma casa fixa por nada.
Arquitetonicamente, as construções são bem parecidas com as de uma balsa. A casa é erguida sobre uma bandeira flutuante, uma parte acima do nível da água e outra parte menor, submersa para criar estabilidade. Pode ser motorizada ou não.
Um fator importantíssimo é, além de um nivelador estrutural, um sistema impecável de tratamento para o esgoto. A preservação da pureza da água deve ser a maior preocupação, sempre! Além de todo o charme de ter uma casa que se movimenta sobre a água, é necessário que os governos tenham impostos e obrigações territoriais. Ou vamos ter um novo caos nessa ocupação. Em um futuro bem próximo, poderemos ver, na linda Baía de Guanabara, toda despoluída, alguns charmosíssimos condomínios de casas flutuantes. Que maravilhoso!