Quanto mais modernos e tecnológicos ficamos, mais voltamos nosso olhar para as técnicas naturais e orgânicas do passado, um típico hábito da nossa cultura. Usufruímos intensamente de todas as técnicas e dos novos materiais sintéticos; por outro lado, desenvolvemos uma nostalgia do natural e do simples. E assim fazemos essa maravilhosa fusão entre tecnologia e métodos orgânicos antigos.
A construção de pau a pique é um ótimo exemplo disso. Lá no Brasil colônia, esse tipo construção era usado em quase todas as casas, mas, com a modernização e a introdução do tijolo e depois do cimento, ficou associada a casas humildes e rurais. Hoje, porém, esse método também se modernizou com um charme singular. Substituímos a argamassa antiga (que, muitas vezes, eram barro mesmo) pelos lindos tijolos artesanais feitos de argila e capim.
Os troncos irregulares ou o bambu estruturando as paredes ainda fazem parte dessa bucólica construção. Muitas vezes, associamos ao projeto uma construção de pau a pique a uma moderna, de vidro, pedra ou tijolo revestido com acabamentos modernos. Um contraponto harmônico, entre modernidade e métodos orgânicos e naturais, sempre proporciona ao projeto um charme incrível.
Para nós, arquitetos, usar métodos antigos é quase uma aula de história – imaginar como aqueles construtores, sem a ajuda tecnológica, faziam muitas vezes edificações complexas de pau a pique. Ver a demolição de casas coloniais que usaram esse material é de partir o coração de qualquer arquiteto e, claro, de todo cidadão consciente.
A preservação dessas casas é muito importante, pois descobrimos histórias técnicas e usamos conhecimentos antigos para aperfeiçoar ainda mais os modernos. A construção ecológica sustentável abraça totalmente a casa de pau a pique, mas não importa se a casa não for totalmente ecológica; se vier um cantinho com esse tipo de construção, pode ficar um mix elegante.
A lembrança da casa rural está presente em muitos de nós como uma casa simples, acolhedora, adorável e espontânea. Nós nos sentimos muito bem tendo essas lembranças em casa.