Foi inaugurada na manhã deste sábado (11/2), pelo prefeito Eduardo Paes, a Escola Municipal André Urani. Erguida no terreno da antiga sede do Clube Umuarama, na Gávea, a escola tem oito salas com capacidade para atender até 210 alunos do ensino fundamental. É equipada com um moderno laboratório de ciências, biblioteca com computadores, cozinha e refeitório. Os alunos também vão contar com um pátio coberto e uma ampla quadra esportiva com vestiário. No prédio de moderna arquitetura, foi construído um elevador panorâmico para que os alunos possam aproveitar a linda vista que a unidade de ensino tem da cidade.
O nome é uma homenagem ao economista André Urani, morto em dezembro do ano passado, aos 51 anos. Quando ele morreu, o jornalista Sidney Rezende escreveu um artigo dizendo que o Rio deveria fazer uma linda homenagem ao economista, já que ele nasceu em Turim, na Itália, mas era um apaixonado pela cidade carioca, onde morava desde a infância.
Urani era filho do empresário italiano Franco Urani, o homem que trouxe a Fiat para o Brasil nos anos 70. Economista aplicado, André tornou-se um referencial nos estudos sobre as relações de trabalho e sempre se esforçou, com sua inteligência, para ajudar o país a diminuir a distância entre as classes.