Nesta quarta (29/06), Dia do Orgulho LGBT, uma ação da Coca-Cola foi bastante elogiada pelo pessoal do mercado publicitário e pelos gays em geral. Nas geladeiras da sede, em Botafogo, a empresa colocou latinhas do refrigerante com a frase “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”, fazendo uma referência ao comentário preconceituoso que se usa para sugerir que alguém é gay. No interior da latinha, a bebida era Fanta laranja.
Alguns lamentaram a falta de senso de oportunidade da Coca de não ter lançado esse produto na Parada Gay de São Paulo. No Rio, a ideia ainda está em tempo de ser concretizada: a Parada Gay de Madureira está marcada para o dia 16 de julho. Se a empresa quiser, pode se destacar mais ainda, dando algum tipo de patrocínio. Até agora, Loren Alexander, organizadora da Parada que movimenta milhares de pessoas na Zona Norte carioca, está sem dinheiro algum – a Prefeitura já disse que não vai dar os R$ 300 mil cedidos para o desfile do ano passado.
“Passamos um dia de orgulho ferido, é a primeira vez em 15 anos que isso acontece”, conta Loren, que disse ter em mãos uma declaração da Associação Comercial de Madureira e dos principais lojistas do bairro afirmando que o evento é importante para a economia da região. “É o maior ato cívico da Zona Norte e a Riotur, até agora, não garantiu nada”.