Se o evento for de Mana Bernardes, com certeza, o público vai ter grandes surpresas. Nessa quinta (01/08), no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, a poeta, designer e artista plástica lançou o livro “Ritos do nascer ao parir” (Blooks), que fala da sua busca por seu lugar no mundo e do relacionamento com a mãe, Rute. Esqueça o formato de uma noite de autógrafos tradicional, aquelas filas intermináveis ou qualquer normalidade de um coquetel.
Mana convidou vários amigos para participar de uma performance, como o casal Letícia Colin e Michel Melamed, seu ex-marido Paulo Betti, Cássia Kis e Débora Nascimento, com trilha sonora feita pelo atual marido da artista, Marcelo Jeneci. Os desavisados que estavam na livraria não entenderam nada quando a turma resolveu “vestir” dois vestidos de tyvek (tecido 100% reciclável, leve, flexível, durável, sustentável, forte e resistente ao rasgo), reciclados de um cenário criado por ela para um espetáculo, e que juntos mediam 30 metros.
No figurino, os manuscritos do livro foram impressos com tinta feita de beterraba, e as cordas costuradas se transformam em cicatrizes, em cordões umbilicais. No centro do “saião” (como dá pra ver nas fotos), Rute e Mana começaram a leitura enquanto os convidados seguravam as cordas e alternavam seus lugares, revezando na leitura quando chegavam ao centro. “Essa performance é um exercício de inclusão, a grande saia que também é o grande oceano que traz todo mundo para dentro, que permite que o outro faça parte. Útero do mundo”, disse Mana.
A ideia é apresentar a performance em museus, escolas, hospitais, praças públicas, presídios, livrarias; em cada lugar, a performance contará com a participação de pessoas e músicos locais. A próxima será no dia 17, em São Paulo.