
O hall do prédio Glória 122 tem luminárias com vidros originários do transatlântico Normandie, da década de 30, um dos vários cuidados na preservação do estilo art déco do prédio / Foto: Ari Kaye (acervo do site Lu Lacerda)
Inaugurado em novembro do ano passado, depois de uma obra cuidadosa de restauro que levou quatro anos, o edifício Glória 122 acabou numa matéria da emissora inglesa BBC. O prédio foi mostrado na reportagem como exemplo da paralisação do mercado imobiliário carioca: nenhuma sala do edifício comercial, exemplo de arquitetura art déco no Rio, foi alugada até agora.
A reportagem fala, também, sobre o contraste na cidade, um ano depois da euforia imobiliária por causa das Olimpíadas. O empreendimento da Glória é uma parceria de empresas paulistas, entre elas o Grupo Vitor Malzoni e o SDI. O comentário de quem trabalha no ramo é que os paulistas não têm pressa na comercialização – o preço do metro quadrado não baixou um centavo sequer desde o lançamento. Segundo a Sergio Castro, o aluguel está em R$ 100 o m², mais condomínio e IPTU.