
Paulo Rocco e Ziraldo: barrados na entrada do auditório da Bienal, onde estava a Presidente Dilma Rousseff / Fotos: Antonio Kämpffe e Paulo Jabur
Com a entrada do auditório da Bienal (lugar onde está a Presidente Dilma Rousseff) bloqueada por manifestantes, acabou sobrando para o ex-presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Paulo Rocco, e o cartunista e escritor Ziraldo, barrados à entrada, no meio da tarde desta quinta-feira (01/09), ou seja, há poucos minutos.
Enquanto Paulo, que é também um dos maiores editores do Brasil (dono da Editora Rocco), mostrou muito senso de humor (“Mas não sou do Governo!”, alegou à garotada), o mesmo não se pode dizer do pai do “Menino Maluquinho”. Contrariado, Ziraldo chiou com os estudantes, que, a cada tentativa de acesso de um convidado, gritavam em coro: “Não vai entrar! Não vai entrar!”. Paulo desisitiu: “Eu é que não vou encarar isso aí”, disse. Barrar Paulo Rocco numa feira literária é mais ou menos o mesmo que barrar Gisele Bündchen num evento de moda. O protesto acaba de abrandar um pouco, já que o ministro da Educação, Fernando Haddad, topou receber uma comissão de estudantes e professores.
ISSO ACONTECE ,PA NUM PAIS QUE DEPUTADOS EM VOTO SECRETO ABSOLVEM UMA CORRUPTA , LADRA, VISTA POR TODO BRASIL RECEBENDO DIMDIM… SO MESMO FECHANDO ESSE CONGRESSO… BASTA DESSA GENTALHA …
Estamos em um país democrático, uma conversa sincera tem força para resolver o impasse.
Cabeça fria é a solução.
Essa é a geração do futuro do país , manipulada pelos meios de comunicação e governantes desse país, adolescentes que passaram por escolas de cunho financeiro e não educacionais e mesmo os que passam pela caótica situação da Educação publica.
Considero um absurdo duas ilustres figuras de tamanha importância de nossa formação educacional terem sido barradas por “brasileiros alienados” e principalmente na presença da nossa “PRESIDENTA” que por sua vez permitiu que o fato fosse adiante.
Monique Leutwiler
Apoiando os estudantes do Rio, que por sua vez barraram os Senhores Rocco e Ziraldo.Nao me levem a mal, mas na verdade isso foi mero protesto e prevencao aos pensadores, escritores e homens que fazem bem para esse Brasil como os dois ja citados. Pensem que os estudantes estavam protestando na FFEIRA DO LIVRO, por simplesmente nao saber ler. Duvido que um desse jovens tenham lido dois livros por ANO, ler nao ‘e simplesmente verbalizar o que foi escrito… ler e entendder, interpretar, fazer com o que foi lido faca parte ou simplesme entre de alguma maneira em nossas vidas…Essa mocada de hoje, afirmo como professora, que nao sabem!!!
Depois que vejo RONALDINHO, jogador, fazer parte da academia brasileira de letras, envergonho-me desse Brasil, que hoje esquece ou simplesmente nao conhecem ZIRALDO ou ROCCO. Faco uma breve enquete e gostaria que esses mesmos estudantes que tiveram peito, orrogancia, petulancia, citem apenas 2 livros dos Tais Senhores barrados…
Estamos vivenciando uma verdadeira baderna!! Alguns montam suas facções se intitulam defensores dos sem terra, sem casa, sem emprego e sem cultura. Vão às ruas para provocar tumultos e desordem com desrespeito ao celebres contribuintes no crescimento da nação e não são repreendidos, pelo contrário vem um representante do “governo” e diz : – montem uma comissão que vamos recebe-los. Alguém sai para socorrer os que estavam sendo barrados no direito de ir e vir? Afinal de conta que está no comando deste País?
Na minha época de estudante a gente protestava por democracia, liberdade, contra a ditadura militar e outras aberracões existentes na época. Agora os estudantes, chapa branca, promovem baderna na rua e em ambientes culturais, impedindo o acesso de pessoas que, sabidamente, são
importantes para o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Será que eles, os estudantes, estão contra a educacão?
“DEU A LOUCA: ZIRALDO E ROCCO BARRADOS NA BIENAL”…
…RONALDO RECEBENDO PREMIACAO PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS…
…COMPARAR PAULO ROOC COM GISELE BUNDCHEN…
“Os estudantes deveriam entender que o Ziraldo e o Paulo Rocco não fazem parte do Governo.Todo protesto é válido quando se tem consciência e a consequencia que ele pode ocasionar.Lutem pelos seus ideais com coerência e não para sairem na mídia.”
É, NO MÍNIMO, ENGRAÇADO VERMOS ZIRALDO E ROCCO BARRADOS NA FEIRA DO LIVRO. TRISTE É VERMOS PROFESSORES E ALUNOS SENDO BARRADOS (DIARIAMENTE) NA FEIRA DA EDUCAÇÃO E DO RESPEITO .
Este Ziraldo, é aquele amigo do LULLA, e do PT que recebeu uma indenização e uma APOSENTADORIA GORDA , é ele mesmo?
Espero que após tantos anos, esteja finalmente, sendo o povo….
Não conheço pessoalmente Paulo Rocco, mas sou conterrânea do Ziraldo, somos da cidade de Caratinga, onde inclusive ele já foi homenageado aqui com a estátua do menino maluquinho, e acho uma tremenda falta de cultura desses estudantes barrarem um escritor com fama internacional como Ziraldo, eta Brasil.
Ao ler o comentario do colega a cima, ROBERT, me faz ter certeza que de nos brasileiros realmente nao temos memoria!!!
“O que os estudantes esqueceram é que Ziraldo e Paulo Rocco são ícones da literatura brasileira e não fazem parte do Governo a que eles tanto protestam.Todo protesto é válido desde que seja consciente e que todos saibam a consequencia que ele possa acarrretar .Lutem pelos seus ideais com responsabilidade e dignidade.”
Isso que fazemos aqui. Esses comentarios, nada mais sao que uma maneira simples de protestar. Assim como os estudantes o fizeram, a diferenca e eles foram vistos e notados…E nos??? Sera que teremos algum tipo de resposta??? Ou serao meros comentarios entre nos mesmos???
Prá você, Robert :Ziraldo é o tal que posa de bom moço.Mamador das tetas da nação, pois recebe o Bolsa- Ditadura.
Talvez a grande maioria não saiba, mas já há algum tempo a Educação no Brasil vem sofrendo atropelos. A falta de investimentos têm causado o sucateamento das universidades federais e os institutos federais de educação. Paralelo a isso, os baixos salários dos professores e dos técnico-administrativos em educação geraram uma greve que já se estende por dois meses, sem abertura de negociações por parte do governo. Na minha opinião, exigir maior interesse na questão por parte do ministro e da presidenta, é direito do povo brasileiro. Se todos se lembram, os bombeiros só conseguiram o que queriam quando protestaram com veemência.
Isso é o resultado de uma geração de analfabetos funcionais,produzidos por mídias e não por leituras em livros,manipulados cegamente numa alienação mental,com caras pintadas,gritando soi contra!,não sei porque,mas soi contra assim mesmo,se está na mídia,deve estar na moda. Conclusão :Ò nóis aqui na fita ! Tchauzinho prá mãe! ehehe.E faz caras e bocas,arrebita a bunda,pose…..e boca fechada, já que não tem competência argumentativa..
Ontem um grupo de “estudantes” fizeram “manifestação” invadindo o lago do planalto, depois foram recebidos pela “Presidenta” , tudo bem que receba mas aos ordeiros e não aos baderneiros, agora fecham uma bienal de livros, talvez por não saberem ler .
ESTE É O FUTURO DO PAÍS, MANIFESTAÇÃO SIM BADERNA NÃO! CHEGA DE BADERNA!
Diálogo para manifestantes, cadeia para baderneiros.
Mas até agora ninguém falou que o Ziraldo é um Psdbista declarado, e ja fez ataques a Lula..
ja fez campanha negativa contra o PT declaradamente nos anos 80 e 90 ..
Digam alguma coisa agora…
Isso chama-se bom censo.. simples assim, é contra…
vaza, nem tente conseguir melhorar a imagem com a aprovação monstro do Lula e por tabela da Dilma…
O PIG está perdendo as forças amigos…
Fico muito triste por episódios como esse acontecer no páis que amo e que está se afundando na falta de vergonha ,na canalice , na hipocrisia, e na falta de Deus no coração .Ouvi de meu pai um dia ser honesto é ser gente. Hoje ser desonesto é essa gente, vergonhooooso.De quem é a culpa , vai cair em cima de ziraldo? do Rocco/ ? ou é dos estudantes? responda-me se for capaz. Tudo pode mudar vc que é honesto continue honesto, brigue pelo seu direito de ser honesto. Atenção polítocos desonestos me aguarde vem ai as eleições . O povo vai acordar um dia tenham certeza disso – sou brasileiro .
Ô Almir, Ô Robert,se toca cara,foque no assunto. O que tem a ver seu comentário com o Ziraldo barrado na bienal. Isto eu chamo de alienação.
Para “X” . Parabéns pelo seu comentário, mas não exagere, basta cobrar um só livro. Essa turma é
a mesma dos caras- pintadas do Color que não sabiam o porquê e prá que.
Ô Renata, vc é pessima em interpretação né menina. O texto compara duas situações e só!
Como falar!
Como falar?
Sabemos que tudo acaba em pizza, então
Como comer!
Como comer?
Esses estudantes são uns imbecís e idiotas!!! Quem eles pensam que são? Ziraldo e Rocco são referência na literatura desse país.Um absurdo esta atitude medíocre de pessoas que acham que contribuem para a Democracia desta forma…Não são estudantes…são vândalos!!! BADERNEIROS!!!
Para o Almir…
Então tá explicado porque ele não publicou mais nada de relevante, após o sucesso do Menino Maluquinho. As charges e outras cositas mais não contam, pois são exporádicas… Queria ver ele ralar como o angeli, Gonzales e tantos outros que continuam mostrando serviço para sobreviver.
RENATA, ninguém comparou o Paulo Rocco com a Gisele Bundchen: acho que você só sabe “juntar letras”, e não LER;
PAULA, o Robert tem memória, ele só usou ironia em seu comentário.
Barrar o mestre Zira e o Paulo Rocco não é ter nada contra eles ou não reconhecê-los em sua importância, foi uma fatalidade eles estarem no meio de um protesto, assim como já fiquei horas parado no trânsito por alguma manifestação contra algo que EU não tinha culpa, mas se a manifestação é justa, que se faça, infelizmente “sobrou” um pequeno prejuízo prá mim, é da vida, e na vida as coisas não são “matemáticas”, exatas, mas temos que relevar certas coisas, tentar compreendê-las e não apenas criticar.
Ziraldo ficou preso duas semanas num quartel da Vila Militar no Rio, não foi torturado e logo voltou para o Pasquim, jornal em que trabalhava.
A ditadura só fez bem para o Ziraldo, não fosse a censura não haveria Pasquim, tanto é verdade que acabando a censura acabou o Pasquim. A ditadura fez com que os integrantes do Pasquim posassem de combatentes quando na verdade eram apenas excelentes humoristas.
Acho que quem perdeu um pai como o Marcelo Rubens Paiva ou foi torturado e teve sequelas que atrapalhem sua vida deve receber indenização, gente como Ziraldo e Jaguar são apenas oportunistas, os dois tem talento inegável que lhes garrante sustento, mas não perdem a oportunidade de ganhar uma boquinha do governo.
“Quer dizer que não era ideologia, era investimento…”, Millor Fernandes.
Calma, pessoal, que não é caso de generalizar. Aqui em São José dos Campos a moçada de 15 a 17 anos tá organizadíssima e muito consciente, indo às ruas para protestos contra os desmandos de prefeito e vereadores que se auto-aprovaram aumento de 60% do salário. Os estudantes daqui estão dando bom exemplo de participação política. Agora, realmente, barrar Ziraldo beira o ridículo. Precisa papear com esse pessoal, trocar ideia mesmo.
RENATA, ninguém comparou o Paulo Rocco com a Gisele Bundchen: acho que você só sabe “juntar letras”, e não LER;
PAULA, o Robert tem memória, ele só usou ironia em seu comentário.
LU LACERDA, barrar o mestre Zira e o Paulo Rocco não é DEU A LOUCA, não é ter nada contra eles ou não reconhecê-los em sua importância, foi uma fatalidade eles estarem no meio de um protesto, assim como já fiquei horas parado no trânsito por alguma manifestação contra algo que EU não tinha culpa, mas se a manifestação é justa, que se faça, infelizmente “sobrou” um pequeno prejuízo prá mim, é da vida, e na vida as coisas não são “matemáticas”, exatas, mas temos que relevar certas coisas, tentar compreendê-las e não apenas criticar.
Falta de vergonha é ver o estado caótico em que se encontra nossa educação, alunos estudando em condições miseráveis e professores tendo que lutar contra os miseráveis salários que recebem, enquanto isso politico e famosos se esbaldam na mordomia que o governo e a fama pode lhes proporcionar.
Vergonha deveria sentir Ziraldo e Rocco e se aliarem a luta dos alunos e professores por uma educação mais digna e salários de professores dignos, pois antes de serem famosos, foram alunos e tiveram que houvir vários professores até chegarem onde estão.
Lamentável episódio, mas, lamentavel para alunos e professore terem que lutarem por dignidade.
Que País é esse????????????????
ZIRALDO DEVOLVA A PENSÃO QUE VOCE RECEBE SEM TER TOMADO UM TAPA NA ORELHA,
NOS PAGAMOS COM O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS E VOCE ENTROU NESSA POR
OPÇÃO SUA.
Cara Monique Letwiler, com esse nome nem deve ser brasileira, se for é daquelas que acha que por ter algum dimdim pode chamar os outros de alienado, aliás
aliás, vc minha cara não deve saber o que diz alienado, pois chamar estudantes , que estão fazendo um protesto, de alienados, [é no minimo não conhecer a etimologia da palavra
Os alunos é que são manipulados? Que absurdo! Eles estavam lá fazendo o que muitos marmanjões deveriam fazer e não têm coragem: lutar por seus direitos! Eles não barraram o Ziraldo e o Paulo Rocco, eles estavam protestando já que foram impedidos de entrar por um batalhão de choque. Batalhão de choque contra meninos, jovens! Isso sim é indignante. E quanto a não saber ler, muitos que estavam lá e são nossos alunos leram só este ano muito mais que um bando de recalcados que reclamam. Algum de vocês já leu Gil Vicente em português do século XVI? Pois eles leram. O Pedro II é uma escola pública de qualidade, 1º lugar no IDEB no Rio de Janeiro e 2º do Brasil; e eles lutam para que não fique igual à rede estadual do Rio de Janeiro: penúltimo lugar no IDEB.
“Depois que vejo RONALDINHO, jogador, fazer parte da academia brasileira de letras, envergonho-me desse Brasil, que hoje esquece ou simplesmente nao conhecem ZIRALDO ou ROCCO. Faco uma breve enquete e gostaria que esses mesmos estudantes que tiveram peito, orrogancia, petulancia, citem apenas 2 livros dos Tais Senhores barrados…”
Acredito que esse comentario acima reflete bem , a educação que o governo ajudou a construir em nosso pais. É muito triste saber que nossos jovens não sabem quem é Ziraldo!!! E eu …perco! pois o meu maior desejo na Bienal era poder conhecer essa pessoa de talento e sensibilidade afloradas.
E como foi infeliz o comentario de nossa colega Renata!!!!
Acredito que esse comentario acima reflete bem , a educação que o governo ajudou a construir em nosso pais. É muito triste saber que nossos jovens não sabem quem é Ziraldo!!! E eu …perco! pois o meu maior desejo na Bienal era poder conhecer essa pessoa de talento e sensibilidade afloradas.
E como foi infeliz o comentario de nossa colega Renata!!!!
Caros,
é realmente um ABSURDO que tais palavras saiam dessa forma da cabeça de certos senhores/senhoras.
Sou aluna do Pedro II. COM MUITO ORGULHO, apoio a causa dos professores.
COM MUITO ORGULHO, estudo num dos melhores colégios do país.
COM MUITO ORGULHO, tenho alguns dos melhores e mais graduados professores do país em sala de aula.
Agora, pergunto-vos: há condições para que eles possam exercer seu trabalho com DIGNIDADE?Uma palavra, que com todo respeito, essa classe a muito tempo desconhece.
Duvido – posso estar errada, mas mesmo assim…- que algum de vocês que criticam ( um ato PACÍFICO) trabalhe/ ou tenha um filho que estude na rede federal. Então, deixe- me colocá-los à par da situação:
As aulas no CAP do segundo semestre, não começaram por falta de PROFESSORES.
No Pedro II de São Cristóvão, a água do bebedouro até 4 meses atrás era AMARELA. Algum de vocês deixaria o seu filho beber dessa água?
No IFRJ, os laboratórios estão caindo aos pedaços.
Isso meus caros, são FATOS. E contra os fatos….não há discussão.
Ah! e X , sim eu já li bem mais de 2 livros este ano. Aliás, procure UM aluno da rede federal que não tenha lido pelo menos CINCO livros este ano.
Vocês adultos têm o péssimo hábito de achar que tudo sabem e que adolescentes são petulantes e baderneiros.Mas…na sua época também houveram manifestações e passeatas, ou a ditadura só está nos meus livros de história?
Não estudamos em escolinha particular que papaizinho paga para o filhinho passar.
Tenham isso em mente.
Nossa média é SETE.
Sabemos o que estamos fazendo. Vocês, senhores, que estão alienados e não fazem ideia da ofensa que nos dirigiram pensando essa forma.
Ps: a propósito, eu já li TODOS os livros do Ziraldo.
A Dilma cortou R$ 3 bilhões da educação e os professores do Pedro II estão com os salários congelados há dez anos.
Vocês se dizem adultos “responsáveis e trabalhadores” mas são completamente ALIENADOS!
Sabiam disso????Se sabiam, então permita-me consertar a frase:
Vocês se dizem adultos “responsáveis e trabalhadores” mas são completamente PASSIVOS!!
3 MILHÕES!!!TIVERAM AULA DE MATEMÁTICA?!?!SABEM O QUE ESSE NÚMERO SIGNIFICA???
Mas é muito fácil ficar numa poltrona acomodadinho mexendo do computador e escrevendo o que não sabe; que ver ficar 4, 5 horas debaixo de um sol escaldante ou uma chuva!!!!!!!
Essa geração é realmente ridícula.
Bah!
Não consigo entender esses protestos que somente atacam as pessoas, e que não tem nada a ver com os problemas delas. O país votou e elegeu a Dilma, de que tanto reclamamos, se somos nós quem escolhemos nossos governantes?
Agora falta de educação, respeito e cultura, isso não depende do governo e nem da escola, isso é de casa, é berço.
O que falta é conscientizar a sociedade, para primeiro voltar com os valores fundamentais como o do respeito do próximo e depois até nossas escolhas irão melhorar.
Sinceramente sinto em constatar que vcs são uns teleguiados e não sabem ler a mídia nas entrelinhas. Por que será que todo movimento social é comparado a baderna? Manifestar-se não é fazer arruaça, muito pelo contrário. Ficar parado, criticando e nada fazer para mudar o que ainda pode ser é que não dá. Sou professora, estava lá, e vi uma manifestação pacífica, com muito barulho e nenhuma agressão, nem física e muito menos verbal. Num país onde a educação é tão desvalorizada, não me admiro que não tenham percebido o quanto esse ATO PÚBLICO-POLÍTICO-CIDADÃO é simbólico, pois ninguém melhor do que nós para reconhecer a importância da leitura para nossos estudantes! Quem são vocês para avaliar o nível de leitura de nossos alunos?? Nossos jovens estão dando um exemplo de cidadania e vcs estão alienados para a situação caótica que nosso país enfrenta, precarizando nosso trabalho e oferecendo políticas compensatórias para solucionar as desigualdades criadas pelo próprio governo!!!
ABRAM O OLHO! FIQUEM MAIS ATENTOS!! NÃO BASTA QUESTIONAR SEM SABER TER A VISÃO DO TODO, OUVIR TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS!!!
Beatriz Sousa, que orgulho trabalhar numa instituição que tem vc como estudante, tão politizada e consciente de seus direitos!! É ISSO AÍ PESSOAL, APRENDAM COM OS MAIS NOVOS! E DISPAM-SE DE SEUS PRECONCEITOS!!!
É, no mínimo engraçado o alarde que algumas pessoas acima fizeram sobre termos barrado Rocco e Ziraldo. Digo termos porque SIM, EU ESTAVA LÁ! Acho MAIS DO QUE JUSTO termos a visibilidade que tivemos por manifestações feitas deste modo, pacífico e organizado. E sim, INTELIGENTE, apesar dos controversos comentários de outras pessoas nesta página.
Apenas para constar: SOMOS SIM o futuro do País, queiram vocês ou não. Temos direito à Educação de Qualidade. Somos estudantes da REDE FEDERAL DE ENSINO, conceituada, renomada… onde estão os maiores e brilhantes alunos desta nação. Onde estão os presentes e futuros pesquisadores, engenheiros, matemáticos, químicos, gestores, cientistas ambientais.
Sendo necessário barrar mais alguém, assim seria feito. Não ligo para a importância do Ziraldo ou do Rocco, como grande ‘celebridades’ neste país se o futuro de MILHARES de alunos está sendo posto em risco.
Deve-se analisar a situação com cautela antes de julgar.
E… Luciana.. quanto á Gisele… admiro sim seu trabalho, mas ela nem precisou estudar para ganhar a fortuna que ganha. Enquanto isso… veja o salário de nossos MESTRES E DOUTORES.
IFRJ EM LUTA!
Tenho orgulho de dizer que eu era um desses manifestantes e que estudo no Colégio Pedro II, o mesmo colégio que o Presidente Lula tinha um carinho especial e que já visitou. E não barramos só esses dois, barramos todos que queriam passar… era uma forma de chamar a atenção da midia e da populçao e conseguimos, mas a nossa midia continua mascarando as coisas e criminalizando os movimentos estudantis que lutam por algo que acreditam. Lutamos por uma melhor educação, e por prédios que não caiam em nossas cabeças enquanto estamos passando por seus corredores…
A mídia mais uma vez me entristece e as pessoas que CONFIAM nela também. Eu estava lá na manifestação e o digo que sim, barramos TODOS quem queriam ir no pavilhão 5(onde esta A DILMA) e não NA BIENAL, simplesmente porque a presidente não queria ouvir nossos representantes de for alguma, só após bloquearmos a passagem para causar pressão, a a Dilma e o ministro decidiram ouvir nossos representante, tratando-lhes com ironia e sem fazer nenhuma proposta! Se eles tivesses aceitado ouvir nossos representantes antes, nas primeiras horas da manifestação, não teríamos impedido a passagem para o pavilhão 5!
LUTAMOS POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR, CONTRA O PROJETO DE LEI DE PARALISAÇÃO DOS SALÁRIOS, por melhores condições de estudo!
Vamos barrá-la em sua reeleição!!!
Engraçado a mídia não relatar que o único xingamento que teve em todo o protesto veio da boca do Ziraldo que xingou os estudantes. Mais interessante ainda ẽ que o Ziraldo recebe uma aposentadoria do Governo Federal bem polpuda.
Os estudantes mostraram a organização e educação que possuem. E, para quem disse que esses alunos são analfabetos e/ou não lêem, é bom se informar, pois os estudantes do Instituto Federal possuem o hábito de permanecerem lendo nas bibliotecas por aproximadamente 3 horas por dia.
Triste é ver que há indivíduos sem consciência política identificando-se como professor e, chamando um protesto pacífico de baderna.
Sem mais.