
Igreja Nosso Senhor do Bonfim e Senhora do Paraíso: depois de mais de 10 anos abandonada, reforma é uma realidade /Fotos: Reprodução Claudio Prado de Mello
Depois de mais de 10 anos abandonada, começou a restauração da Igreja Nosso Senhor do Bonfim e Senhora do Paraíso, no Caju, um tesouro do século XIX escondido às margens da Avenida Brasil, construída em terreno cedido por Dom Pedro II, e tombada em 2007.
Tudo ali, num espaço de mais de 1.000 metros quadrados, estava completamente degradado, com lixo acumulado do lado de dentro, sem peças sacras no altar, porque todas foram roubadas, e paredes em ruínas, o que levou a Defesa Civil a interditar a igreja em 2018. Quem está à frente da restauração é a Arquidiocese do Rio (ArqRio), com curadoria do padre Silmar Fernandes, líder da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese.
Há pouco, a ArqRio ganhou o processo na Justiça, que determinou a transferência de titularidade da igreja, até então pertencente à Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Paraíso.