
Alfredo Sirkis vai ganhar mais uma homenagem, depois da Medalha Tiradentes póstuma /Fotos: Reprodução
A Alerj vota nesta quarta (29/07), em discussão única, o projeto que inclui o nome de Alfredo Hélio Sirkis (1950-2020) no Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, na Zona Oeste. O nome vai passar a se chamar oficialmente “Colégio Estadual Erich Walter Heine e Alfredo Hélio Sirkis”. Homenagem acanhada, em se tratando do Sirkis — e não ficou estranho o nome dessa escola? E nome de rua, quando vai ser?
O projeto é de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), como um reconhecimento pelo trabalho do ambientalista. “Esta escola pública foi construída sob o conceito da sustentabilidade, tendo telhado verde, iluminação natural, horta e reciclagem de material. O tema preservação do meio ambiente no Brasil sempre foi uma área de atuação de Sirkis, sendo ele um dos pioneiros nessa luta. Unir meio ambiente e educação é um ótimo caminho para o futuro do Brasil”, diz Martha. Sirkis morreu no dia 10 de julho, depois de um acidente de carro no Arco Metropolitano. Na última semana, a Alerj aprovou o projeto que concede a Medalha Tiradentes a Sirkis.
Acho que deviam construir uma escola nova e dar o nome dele. Uma escola com dois nomes ficou esquisitíssimo. Se querem homenagear o cara que o façam direito. Isso tá uma lambança. Ou a escola se chama “Colégio Estadual Erich Walter Heine” ou se chama “Escola Estadual Alfredo Sirkis”. O que é isso? Uma homenagem pela metade?