Uma doença que já foi considerada rara ressurgiu com força no estado do Rio. A esporotricose, transmitida por gatos e que poderia ser facilmente evitada, provoca feridas na pele dos humanos. Até pode ser tratada, mas as marcas ficam para sempre.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez o alerta: nos últimos 15 anos, quatro mil pessoas apresentaram os sintomas da doença, causada pelo fungo Sporothrix schenckii. É um número considerado alto pelos pesquisadores.
O contágio acontece basicamente por dois motivos: cuidados inadequados com a higiene dos gatos e falta de assistência veterinária. A doença costuma ser transmitida por meio de mordidas, arranhões ou outras formas de contato com os animais doentes.
A Fiocruz esclarece que os gatos, esses bichinhos de estimação tão queridos, não devem ser considerados “vilões”, até porque é o meio insalubre que permite a instalação do fungo. Segundo o pesquisador Antonio Carlos Francesconi-do-Valle, é preciso ter “um furo ou uma arranhadura na pele” para sofrer o contágio.
A lesão começa com um pequeno caroço avermelhado, que libera uma secreção e se transforma em ferida, geralmente nos braços, pernas e mãos. A rede pública de saúde dispõe de tratamento para os pacientes, que devem segui-lo por, no mínimo, três meses.
Existem gatos de ‘duas patas’ que podem transmitir mais doenças do que os de quatro patas – se é que vocês me entendem – mas aí é outro assunto!
qual providência, a ser tomada em relação aos animais,vacina!
Quem é adepta(o) da “Posse Responsável”, jamais terá problemas com seus animais de estimação.
A FIOCRUZ esta certíssima.
É, estes adorados bichinhos, têm que ser, tratados, com carinho, tal qual uma criança,quando eles se tornam portadores de tal infermidade, demonstra, que ele não recebe os cuidados que ele merece,visto que ele só causa risco a seu dono, quando, não recebe, a atenção, de higiêne, que deveria, receber…esta doença, aparece nos gatos, que são admirados pelos donos, mas, que só os alimenta e dá um lar mas se esquecem, que carinho,não é só abrigá-los,e alimentá-los,mas faz parte também, de muito mais, o principal de tudo, é a limpeza,a boa alimentação, e assistência médica,amem seus bichinhos de estimação, cuide muito bem deles, pois quem ama cuida….carmen
A irmã de uma amiga esta se tratando na Fio Cruz . A mesma não tem gatos , não gosta e segundo ela , não teve contato com nenhum gato . Pergunto : como ela pegou essa doença ?
Um abraço
matéria paga , notícias de fiocruz são baboseiras para manter aquele rio de desvio de verbas funcionando, Fiocruz até hoje usa jagunços e corrompe a imprensa. Gastou meio bilhão com um programa de computador que não existe, só para ter uma ideia , e a imprensa nada falou. a fiocruz sabe mesmo é espalhar material cancerígeno e isótopos radioativos para matar os cientistas
Tive vários e tenho vários gatos há anos e nunca tive doença nenhuma relacionada com eles. E veja que vivo “atracada” com eles, Vale dizer que estão com as vacinas (todas) em dia, além de serem castrados para prevenir a aids felina, além de outros problemas.
Os cuidados devem ser praticados sempre: Vacina no bichano periodicamente, aparar as unhas dele,se ele te morder, imediatamente lavar com agua e sabão e passar álcool, limpar a areia do gato onde ele faz as necessidades, nada vai acontecer se tomarmos as precauções básicas!
ENTENDO QUE: NOS CONDOMÍNIOS ONDE SÃO PERMITIDAS A PRESENÇA E PERMANÊNCIA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS, DEVE HAVER UM CADASTRO NO CONDOMÍNIO, PARA QUE OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS (PELA SAÚDE DOS ANIMAIS) FISCALIZEM OS CUIDADOS RELATIVOS A HIGIENE E VACINAÇÃO. ONDE SE ENCONTRA O VEREADOR DOS GATINHOS? – SEMPRE QUE HÁ ELEIÇÕES ELE APARECE PEDINDO VOTOS.!…
SEM MAIS. UMBELINA LUSTOSA.
Não existe vacina para esporotricose.
O ministério da saúde não fornece itraconazol nem para crianças… Pra gato então, só em sonho!
E a doenca da miseria e pobreza que assola o Brasil, merece uma coluna?