
Juliana Alves, no alto, Érika Januza e Isabel Fillardis: as atrizes participam, nesta quarta, de campanha pela diversidade racial e pela valorização das mulheres negras/ Fotos: divulgação
Atrizes como Isabel Fillardis, Érika Januza, Juliana Alves e Zezé Motta, mais a poetisa Elisa Lucinda e a cantora Watusi participam, nesta quarta (06/09), da campanha “Cada tom com sua beleza”, que vai ser lançada no Lapa 40º. A iniciativa é do Projeto Aisha, instituição sem fins lucrativos que visa a inclusão social e apoio profissional a mulheres e adolescentes.
A atriz Erika Januza, que enfrentará o preconceito racial na novela “O outro lado do paraíso”, de Walcyr Carrasco, diz: “É sempre necessário abordar essa questão. Torço para que sirva de reflexão para todos nós. Independente de cor, sexo, religião, todo mundo deve ser respeitado e exigir isso é o mínimo que podemos fazer no nosso dia a dia”.
Na visão de Elisa Lucinda, “a diversidade não é uma exceção, é uma regra. Tem muito mais, mas muito mais gente diferente uma da outra e inclusive tem muito mais negros no Brasil do que brancos. Eu acho fundamental essa campanha, a autoestima agradece e a cidadania idem”.
Isabel Fillardis vai direto ao ponto: “Nessa questão da beleza europeia ser tida como o padrão a ser seguido há uma distorção de olhar incrível. É um problema muito profundo, mas que hoje, graças a Deus, estamos discutindo o assunto. Enquanto o Brasil se negou a admitir ser racista, não poderíamos lutar. Hoje o Brasil sabe que é racista. E é importante que seja discutido”.