
Moradores de Copacabana improvisam lixeira pendura em árvore por falta das laranjinhas da Prefeitura – repara só no escoamento capenga da água da chuva /Foto: Reprodução
Enquanto os bueiros eletrônicos não são instalados e as lixeiras somem dos postes dos bairros, moradores de Copacabana improvisaram mais uma vez. Foi instalada uma lata de lixo comum, dessas de cozinha ou banheiro, numa árvore da calçada da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Segundo post da página “Copacabana Alerta”, no Facebook, foi o jeito para tentar ajudar no escoamento dos bueiros, já que ao menor sinal de chuva, toneladas de lixo entopem tudo. “É isso que o povo tem que fazer já que o Prefeito ‘Cruella’ não faz nada”, disse um seguidor da página. “Nem toda solução passa pelo governo. A sociedade precisa ocupar os espaços também”, escreveu outra.
Um levantamento feito pelos próprios moradores do bairro apontou menos 44 papeleiras na Avenida Nossa Senhora de Copacabana – são dois quilômetros sem lixeira. No último ano, cerca de 21 mil desapareceram e a Prefeitura diz que “está em processo de licitação para a compra de 10 mil reposições”. E também prometeu instalar, até o fim do ano, novos bueiros com dispositivos eletrônicos que indicam quando eles estão com problemas de entupimento ou perto de transbordar. A tecnologia tem um filtro que permite armazenar até 300 litros de sujeira. A previsão são de 1,2 mil bueiros instalados, inicialmente, no Centro, Lagoa e Barra da Tijuca.