Depois do acidente envolvendo Thor Batista, filho de Eike Batista, no último dia 18, houve muitas manifestações, principalmente nas redes sociais, contra as leis do sistema de trânsito brasileiro, a transparência da Justiça no julgamento do caso e em busca de mais ciclovias pelas ruas do Brasil. A maior delas chama-se “Bicicletada Nacional – Contra a Impunidade no Trânsito”, marcada para esta sexta-feira (30/03), em várias capitais do País, como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre etc. O Rio ainda está de fora, mas os organizadores colocaram na página do Facebook que “estão vindo mais” cidades.
Até cidades de outros países vão participar, como Dublin (Irlanda), Porto (Portugal), Istambul (Turquia) e Arizona (Estados Unidos). Em São Paulo, por exemplo, quem for com a fantasia mais criativa “ganha 51 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”, ironizam os manifestantes. O <www.bicicletada.org> é um movimento criado por ciclistas, no Brasil e em Portugal, que reivindicam seu espaço nas ruas pelo menos uma vez ao mês, quando grupos de ciclistas saem pelas ruas em horários combinados.
Sou ciclista e motorista.
Quando ciclista, deixo de ocupar o volume de um carro no trânsito, não emito monóxido de carbono, respeito o trânsito quando estou na via para não atrapalhá-lo, entro em forma, entre vários benefícios deste meio de transporte. Sinto na pele o perigo de alguns motoristas que ignoram minha fragilidade e passam correndo e tirando fino, sem necessidade, pois teriam espaço lateral para passar com segurança.
O Código Nacional de Trânsito abrange a bicicleta e contém regras civilizadas de convívio.
Como motorista vejo muitos ciclistas abusados e mal sinalizados que atrapalham o trânsito, ocupando o meio da rua.
No Rio temos as maiorias das principais vias com duas faixas. Por isso qualquer obstáculo na via causa problemas no fluxo. A cidade em sí é um gargalo. O transporte é comandado pelos donos de empresa de ônibus, então não se faz metrô, mas sim, BRS, BRT, um lixo. O carioca tem que encarar trânsito, pois estamos com um atraso de infraestrutura de 50 anos, e não é uma m. de copa e olimpíada que vão resolver nossos problemas de transporte. Concluindo, o carioca está estressado.
Ultimamente o movimento dos ciclistas vem ganhando adeptos de forma exponencial.
Teremos que nos aguentar como cidadãos vivendo juntos numa cidade caótica. Se cada um fizer um exercício de tentar respeitar o próximo, teremos futuro.
O usuario de BIKE deve saber do risco de sua utilidade .
SE ALGUÉM É CULPADO PERGUNTE AOS GOVERNANTES,O NOSSO PAÍS É UMA BAGUNÇA.
LAMENTO A VIDA DO RAPAZ QUE FALECEU MAS RODOVIA NÃO E LUGAR PARA ANDAR DE BICICLETA;NOSSO RIO DE JANEIRO ESTA PRECISANDO DE GOVERNANTES QUE FAÇA ALGUMA COISA . TAMPAR O SOL COM A PENEIRA E FACIL ISSO EU FAÇO.
Ontem, 27/03, eu trafegava com meu carro na Radial Leste, por volta das 16 horas, com a velocidade de aproximadamente 40km/h. De repente um ciclista ultrapassou um veiculo que estava parando na minha frente, entrou na 2ª pista e por pouco eu não o atingi. E ainda com a freada que dei, o carro de trás encostou no meu. Detalhe: neste trecho há uma ciclovia totalmente vazia. E quem fiscaliza ou pune este ciclista. E se eu tivesse atingido a bicicleta dele? Com certeza mais uma manifestação em defesa dos ciclistas.
Eu morei na França e lá as bicicletas são obrigadas a ter farol e luz traseira. Os ciclistas andam equipados, com aqueles coletes fluorescentes e outros equipamentos de segurança. Ninguém acha ridículo usar. No Brasil isso é esquisito, brega, para os ciclistas. Outro dia quase bato um ciclistas porque quando dobrei o sinhal à direita estava tão escuro que quase não o vi. Se estivesse um pouquinho mais veloz o teria batido. Não sei quem tem razão neste caso do Thor, mas uma coisa é certa: toda vez que um carro bate um ciclista querem culpabilizar o motorista, não importa o quanto errado esteja o ciclista. Neste caso, principalmente, pelo fato de ser alguém rico, parece que se julga pelo estereótipo do playboizinho endinheirado que sai por ai fazendo pega. Além do mais, cansamos de ver ciclistas tirando proveito destes incidentes para estorquir os motoristas, principalmente quando o ciclista vê que o motorista dirige um carro de luxo. Isso aconteceu com uma amiga minha, que hoje está sendo perseguida por um ciclista que ela bateu e que montou uma farsa para extorqui-la.
este é o país, aonde o dinheiro e o poder manda, o pobre do ciclista não está para se defender, e não têm dinheiro, para contratar advogado caríssimo, e nem vários carros importados na sua sala de sua mansão, para comprar a justiça deste país, como infelizmente é assim que funciona, tudo por dinheiro, e não justiça: até parece que ele estava com seu carrão na velocidade permitida, por isso que já teve 11 multas, e 51 pontos na carteira, e por que ainda está com habilitação? com fez o teste de bafômetro se não tem o equipamento nos postos policiais? e por quê o carro foi levado para a sua casa sem fazer perícia, sendo que não pode? como vocês vêem, quando se têm poder e dinheiro tudo pode, porém se esquecem da justiça de Deus, que esta eles não vão comprar, coitado deles.
motorista bebando e crime, e andar de bicicleta bebando? a balança pesar dos dois lados, não julga so o motorista, olha os dois lados
Lugar de ciclista para grandes centros é utopia, não existe espaço. O problema é que o ciclista deve ter noção de onde e quando pedalar, um passeio pode ser organizado periodicamente, mas usa-la como meio de transporte enfrentado o transito pesado é LOUCRA.
Vejam só quanto motociclistas morrem por dia nos grandes centros, isso porque a motocicleta tem condiçoes de acelerar e frear mais rapidamente, salvando assim alguns de se acidentarem.
Lembrei que alguns cicclistam usam a questão do meio ambiente e a poluição, se esse é o intuito é melhor começar a lutar por veiculos eletricos (motos ou carros) e assim tentar diminuir a poluição nos grandes centros.
Para finalizar, sou ciclista a mais de 20 anos e motociclista a 10 anos então falo por mim quando escrevo o texto acima.
Um fato como esse não deveria ser esquecido. As pessoas transformam tudo neste país em piada e acaba por perder o foco daquilo que realmente deveria ser importante, ou seja a punição exemplar do verdadeiro culpado, aquele que continha CINQUENTA E UM PONTOS na CNH e não deveria estar atrás de um volante. Garanto que se fosse eu, não só teria minha habilitação cassada como já estaria na cadeia.
O que acontece no Brasil é VERGONHOSO
UM DIA ENVOLVI NUM ACIDENTE COM UM CICLISTA . ELE ESTAVA VINDO NO ACOSTAMENTO EM SENTIDO CONTRARIO DA VIA , NUM DETERMINADO MOMENTO ELE ENTROU NA CONTRA MÃO E VINHA UM CAMINHÃO EM SUA DIREÇÃO , ELE SIMPLESMENTE SAIU DO CAMINHÃO E FOI PARA CIMA DO MEU CARRO . HAVENDO A COLISÃO PAREI E CHAMEI A POLICIA PARA FAZER O BO . ELE ESTAVA ALCOLIZADO ANDANDO EM UMA RODOVIA FEDERAL . MUITOS NÃO SABEM QUE A LEI HOJE PENALIZA OS CICLISTAS , POIS ELES NÃO PODEM ANDAR NA CONTRA MÃO , NÃO PODEM FAZER CONVERGENCIAS BRUSCAS . A MAIORIA DELES NÃO TEM NOÇÃO DE DIRIGIBILIDADE NO TRANSITO , E SÃO TOTALMENTE INCONSEQUENTES . DEVERIAM FAZER CURSOS PARA CICLISTAS E MOSTRAR O PERIGO DE UM VEICULO QUE CHEGA A ANDAR A 40 KM POR HORA AS VEZES . POR OUTRO LADO FALTA AS CICLOVIAS QUE O GOVERNO DEVERIA FAZER PARA TRAFEGO DOS CICLISTAS . A BICICLETA É SAUDAVEL , TRAZ SAUDE , MAS PRECISAMOS ENTENDER QUE É UM VEICULO DE GRANDE PERIGO . AS RESPONSABILIDADE TEM QUE SER APURADAS . O ERRO TIRA VIDAS . E VIDAS SÃO IMPORTANTE DEMAIS PARA NÃO PENSARMOS NISTO .
Quando raramente vejo o motorista de um possante carro dirigindo dentro do limite da velocidade permitida, digo sempre que, ou ele está telefonando ou convencendo a mulher que o acompanha a irem ao motel.
Comprei uma Bike pra mim e estou sentindo na pele o que é ser ciclista , além disso tenho carro e moto e conheço bem de trânsito ,mas vejam o que diz no CBT:
Art.: 201
Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas.
Infração: média
Penalidade: multa
Se isso fosse levado à risca todos os carros do Brasil seriam multados!!!! e não vamos esquecer das bicicletas motorizadas que estão cada vez mais presentes nas ruas e sem nenhuma legislação específica , já ví vários condutores sem capacete e velocidade superior a 50 km .Nenhuma cidade deste pais está preparada para receber tantos veículos , a única solução é investimento em transporte público de qualidade (férreo/rodoviário) e não essas latas de sardinhas que temos atualmente.
Toda vez que ocorre um acidente com ciclista, que repercute, todos dão opinião, comentam e nada é feito, nada muda, ai após algum tempo outro acidente de repercussão, toma o lugar do anterior. O problema passa, pela falta de investimento em ciclovias, e principalmente educação no transito para motoristas e ciclistas( é comum andarem na contra mão, sobre calçadas). As autoridades não se mexem, e a sociedade deixa o caso para as autoridades, logo vai ficar do jeito que esta, por isso é de extrema importância essa mobilizaçaõ(biciletada).
ao menos prestou ajuda a família, não escondeu a cara e muito menos fugiu da responsabilidade como um monte de filhinho papai faz…claro q para a família é doloroso, mas só o fato de ter mostrado a cara já demonstra respeito pela dor da vitima…agora é deixar e esperar q tudo se esclareça…
tudo é simplismente uma questão de EDUCAÇÃO, FORAÇÃO, ETC., ETC., ETC. … hoje temos maus motoristas, maus motoqueiros, e agora também maus bicicreteiros …
E agora hein? Saiu o laudo da pericia! O ciclistas estava atravessando a pista, cuja velocidade permitida é 110km, o carro não estava no acostamento, e o ciclista estava empurrando a bicicleta! Resultado: o motorista não tinha como evitar o acidente, pois para ajudar era noite e o local é escuro! O ciclista foi o culpado pela propria morte, pois não devia estar no meio da pista! E como fica a cara dos acusadores de plantão que já estavam crucificando o rapaz, só porque é rico e estava dentro do carro?