
Réveillon de Copa: moradores aprovam a virada tranquila /Foto: Prefeitura RJ
Há quem praticamente jure que essas estatísticas têm um pé na ficção: segundo a Riotur, o réveillon do Rio bateu o recorde e atraiu, só na Praia de Copacabana, 2,9 milhões de pessoas. De acordo com o Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis Rio), diversas regiões estavam com 100% de ocupação nos hotéis. A festa foi aprovadíssima pelos moradores da cidade; nesta quarta (01/01), foram muito mais elogios do que críticas para a organização.
No entanto, muita gente acredita que o número de pessoas não chegou a isso tudo. “Fui tranquilamente, voltei da mesma forma (bastantes policiais circulando). Muito bom”, disse Rafael Luiz; “O lugar mais cheio era mesmo próximo ao palco principal. De resto, Comlurb nota 10, a Guarda Municipal sumiu ao amanhecer, e a PM está de parabéns. Vou comemorar muito em 2021, pois esse prefeito fará sua despedida”, comentou Duda Santo; “Tem sempre alguém pra estragar, mas moro há 45 anos em Copa e nunca vi tamanha organização”, disse Enzo Calli; “Achei aparentemente tranquilo e o povo ficou mais concentrado na areia. Muitos policiais nas ruas. Mas pelo trânsito do dia todo parecia que a cidade toda tinha vindo para Copa”, disse Kelly Filocreão.
As reclamações se concentram na hora de ir pra casa: poucos ônibus, táxis ou carros de aplicativos disponíveis. “São números fantásticos. Foi um sucesso de planejamento, mas precisamos atentar para a questão da mobilidade. A limpeza foi exemplar, e os bloqueios funcionaram muito bem. Fiquei satisfeito com o trabalho da PM, da Guarda Municipal e da Comlurb”, disse Marcelo Alves, presidente da Riotur, que, de manhã, estava nas areias de Copacabana para acompanhar os resultados.