Depois de lançar “Relatos” (Editora Fontenelle), no início deste ano, sobre as reações da ayahuasca, bebida conhecida como Santo Daime, em 43 personagens reais, a ex-modelo, bailarina, cantora, compositora, poetisa, atriz e atualmente escritora BRita BRazil, vai lançar a biografia “Quem é Rian Brito?”, no dia 25 de maio, no quiosque QuiQui, em São Conrado.]
O livro é uma homenagem ao filho de BRita com o humorista Nizo Neto, o baixista Rian, que morreu precocemente, aos 25 anos, em 2016, segundo ela, pelos efeitos do chá de ayahuasca, com grande repercussão à época. “O Rian, como grande parte dos jovens brasileiros, recebeu um convite para tomar o chá, que tem sido ‘vendido’ como uma experiência saudável, mas que, na verdade, é uma cilada. Quero mudar a infeliz fama do meu filho, que era muito mais e se tornou apenas o neto de Chico Anysio e consumidor do chá. Ele era um gênio do baixo — estudava 12 horas por dia, desde os 12 anos —, era uma pessoa feliz e realizada, mas foi traído por um convite que o destruiu em poucos meses. Espalharam por aí que o Rian era drogado, mesmo sem conhecê-lo. Ele não tomava um gole de nada”, diz BRita.
A publicação, lançada no dia em que Rian faria 29 anos, tem 126 fotos contando a trajetória do músico, desde a infância até os últimos três anos tocando como cover do baixista Flea, do Red Hot Chilli Peppers, na banda Call It Fornication. “Esse livro é uma homenagem aos fãs e músicos que o cercaram e para quem não teve a oportunidade de conhecer esse ser exemplar”, explica Brita, que pegou 46 depoimentos de amigos que conviveram com o filho.