
A consultora de imagem e palestranteBia Kawasaki autografa seu novo livro nesta sexta, no salão Samambaia do Rio Othon Palace / Foto: divulgação
A consultora de imagem Bia Kawasaki lança, esta sexta-feira (07/11), às 17h30, no Rio Othon Palace, seu livro “Dress Code – Impacto da imagem pessoal nos negócios”. Considerada uma das 100 palestrantes mais influentes do país, Bia é taxativa: “Fica claro que, apesar do discurso politicamente correto, na vida real a aparência vem logo atrás da experiência e da autoconfiança como critério de contratação – ficando à frente da escolaridade”. Para ela, sua profissão gira em torno de uma espécie de divã: “Ensino as pessoas a extrair o seu melhor, utilizando a própria imagem como alavanca nos negócios”.
Bia adianta um dos tópicos mais polêmicos do seu livro, a sexta-feira, um dos grandes motivos de preocupação dos empresários em relação a funcionários que passaram a confundir “casual day” com “churrasco day”. Ela conta: “O conceito de vestimenta informal deu lugar ao abuso no desleixo e na sensualidade: saias curtas, transparências, calças rasgadas ou muito baixas, regatas de alças finas com decotes mais apropriados a um banho de mar, tênis surrados, rasteirinhas, roupas demasiadamente fitness são apenas alguns dos inúmeros exemplos”.
Para não errar no visual da sexta-feira, Bia aconselha: “Invista em jeans de qualidade, não muito desbotado, sem rasgos. Pense em um visual informal, porém social, da cintura para cima e nos pés também.”
A palestrante destaca que, mais importante que tudo, é o equilíbrio das melhores características humanas e individuais de cada um com sua aparência. “Ser bonito ou feio ou a idade não são os focos principais – até estar levemente acima do peso pouco importa – o que vale é a imagem pessoal como um todo, a harmonia do conjunto”, conclui.