Lula sabia que, com sua ausência, seria a pessoa mais presente do almoço oferecido a Barack Obama, nesse sábado (19/03), em Brasília. Tanto que o assunto mais comentado entre todos os 200 convidados foi esse; além de aparecer em toda a imprensa e de estar no boca a boca no País de fora a fora. Pegou mal? Claro que sim.
Podemos tentar analisar as possíveis razões para o ex-presidente não ter dado as caras no evento.
Primeira opção: segundo alguns veículos, ele teria ficado contrariado por ter sido convidado pelo Itamaraty, e, não, diretamente pela presidente. Essa parece uma hipótese improvável até porque, pela amizade e intimidade dos dois, poderiam ter trocado inúmeros telefonemas (não precisam de razões pontuais para se ligarem), e esse assunto certamente viria à tona, quando Dilma comentaria a importância de sua presença.
Segunda opção: pelo aniversário do filho Luiz Cláudio ser na mesma data. Obviamente, poderiam festejar num outro momento. Se quisesse realmente estar no almoço, convenceria o filho a marcar em outra data, por estar cansado de saber, com antecedência, do almoço para o presidente americano.
Terceira opção: por não gostar de ficar num segundo plano. Lula nunca se deixa relegar a um segundo plano (dentro das possibilidades). Quem é que não sabe o tamanho do seu ego? (O comentário não tem nada de pejorativo, que fique claro). Ainda mais tendo plena consciência da simpatia de Obama por ele. E, na ocasião, sendo recebido pela primeira presidente mulher, eleita por quem? Pelo Luis Inácio Lula da Silva, ora!
O que ninguém pensou é que Lula pode não ter aparecido para dar, ceder, presentear a sua amiga Dilma com o direito de brilhar sozinha, sem que ninguém, nem ele mesmo, ofuscasse um minuto sequer desse importante momento dela. Lula seria capaz desse gesto? A gente nunca sabe o que se passa no coração dos políticos, se é que eles o têm.
Enfim, seja lá pelo que for – até por sua conhecida e pública ideologia antiamericanista -, foi, no mínimo, desconfortável para todos. A atitude foi incompatível com a elegância (em todos os sentidos) do casal americano. Ah, como seria o lado social da vida política sem meias-palavras? Com tudo às claras?
Talvez tenha parecido tão desconfortável quanto foi para Dilma carregar aquela echarpe nos ombros em tempo integral, quando era a anfitriã e, portanto, estava recebendo em “casa”. Nesse vaivém de possibilidades, o que importa é que as metas com a viagem de Obama parece que foram realizadas. O resto fica por conta dos detalhes!
Claro que o Lula não foi para não ofuscar a Presidenta DILMA, com o seu carisma a peculiar corriamos o risco de ele e Obama serem o centro das atenções, deixando a Dilma em uma situação desconfortavel, ai a impressa iria cair no pé frase do tipo rainha da Inglaterra viram a tona. O Lula é um sabio e sabe bem o momento de entrar e sair de cena.
Sera que o LULA precisa de um simples almoço pra conversar com alguem nesse planeta,que ele manda pasmem.
acho engraçado a forma com que o povo sulista refere-se ao meu povo nordestino,falam tanto do nosso sotaque, da nossa cultura..ao menos nao ensinamos as nossas crianças a descerem até o chão…nao fazemos musicas que chamam nossas mulheres ‘carinhosamente de cachorras”,nem ensinamos as nossa filhas a serem sensuais desde pequena.alimentando as cabeças delas com adoentil imagem de beleza que eles” os propios sulistas passam “para o brazil inteiro..que ser belo..é ter um corpinho magro..ou melhor dizendo..exquelético…nem dizemos aos nossos jovens através dos nossos programas de televisao, que é careta nao fazer sexo quando ja se é um adolescente….com um historico assim na minha regiao…passa ser complicado de mais falar mal de uma outra.Enquanto ao meu Ex.Presidente…esta vivendo a sua vida muito bem..enquanto outros ficam falando mau dele,unicamente porque nao tiveram a chance que ele teve…pq se tivessem tido..fariam o mesmo que ele fez..ou quem sabe a ter pior….como diz o ditado…o pior pagador é a quele que mais cobra.
Lula preferia ser convidado para receber a Shakira. De bobo ele não tem nada.
O PODER ONLINE de hoje coloca com todas as letras a real razão para LULA não comparecer.
Durante a visita da Hilary Celso Amorim tentou aproximação com o Obama convidando-o a visitar o Brasil e recebeu do Chanceler americano a esposta de que “enquanto o lula permenecesse presidente ele não viria ao Brasil”
Obama cumpriu sua missão e Lula não compareceu à cerimônia.
A posição do Lula é muito mais autêntica do que ficar bajulando presidente americano que quer nosso óleo do pre-sal e não abre mão das barreiras protecionistas de seus produtores.
Porque nossos Ministros tiveram que ser revistados em nosso próprio país?
Qual o ganho do país nesta visita?
Definitivamente não se trata de deselegância mas de demonstração de quem manda e quem obedece.
Pon to para o Lula
4 OPÇÃO: O elitezinha de São Paulo não engole as vitórias e o bom governo de Lula e não engolge a vitória de Dilma.. E se quer conhece protocolo de descompatibilização de cargo que o ex- presidente Lula ainda está em processo.. É muito preconceito e dor de cotuvelo para enxergar a inexistência de um problema!!
Amizade ( Carlos ) Qum sabe vc não é filho de nordestino, pergunte a sua mãe, pois seu pai trabalhava intensamente nesse tempo.
Infelizmente a visita de Obama ficou mais triste com a ausencia de um Tiririca ou outro qualquer para fazer graça ou dizer mentiras durante o evento.
É UM ABSURDO O COMENTARIO DO SENHOR CARLOS, ACREDITO QUE ELE DEVE MORAR NOS EUA, POIS A IGNORANCIA DESSE SENHOR É BEM TIPICO, SE O SENHOR NAO CONHEÇE O NORDESTE, FAÇO O CONVITE, É MUITO TRISTE VER ESSE TIPO DE PRECONCEITO, NAO SÓ ESSE DECLARADO, MAIS O PRECONCEITO DESSAS PESSOAS QUE GANHAM PRA ELABORAR ESSE TIPO DE PENSAMENTO. O LULA NAO FOI, PORQ O PAPEL DELE JA FOI CUMPRIDO, AGORA ELE TEM QUE SAIR DE CENA.. MAIS ELE SEMPRE SERÁ LEMBRADO COMO O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JA TEVE. E TUDO Q EU TENHO HJ EU DEVO A ELE.
Não foi porque não tinha que ir. Ele agora é EX. Tão ex quanto o FHC e o Collor. E tomara que assim seja pelos próximos 30 anos!
O Assunto tratado pelo Presidente do Estados Unidos é bastante interressante para o Nosso País, principalmente com relaçõa aos nossos produtos: aço,etanol,algodão e outros, também com relação ao Pré-Sal tudo é importante e porque não fazermos bon négocios com eles, acho muito positivo esta visita principalmente graças ao Presidente LULA, QUE FEZ UM GOVERNO INCONSTESTÁVEL, BRILHANTE E NOS COLOCOU NO CENÁRIO INTERNACIONAL, É NESTA HORAS QUE DEVEMOS AGRADECER ESTE QUE FOI SEM DUVIDA NENHUMA O MELHOR ESTADISTA FORJADO EM NOSSO PAÍS.
Acho que ninguém pensou na hipótese de que o Grande Presidente Lula que fez o Brasil não se curvar mais perante o império, não querer participar de uma demonstração explicita de colonialismo, todos pareciam extasiados com a visita do “dono”. Quem viu a cobertura da globo, percebeu.
Quanto a não falar inglês, isso não é desmérito nenhum, somos brasileiros, nossa lingua é o português e ponto final.
Parabéns ao Presidente Lula por sua atitude.
E, Viva o Povo Brasileiro!!!!! “que se expressa em português”
Eu disse em todos os blogs para o Lula não cair na conversa fiada de Obama. O Lula não quiz nos ouvir. Ainda bem que se afastou dos EUA , e o Brasil pode crescer a 7% ao ano, coisa que não acontecia no governo FHC , quando este ficava dependurado no sapato do Bush . Parabéns ao Lula por ter se distanciado de país que ajudou a dar o golpe de 64, torturou com a ajuda da CIA várias personalidades, e historicamente sempre fez de tudo para prejudicar o Brasil, vide (história do Brasil e EUA ). Se a Dilma se aproximar muito dos EUA ela cai . Nem os Ministros foram respeitados . Foram barrados no baile . Não foram recebidos por Obama. Tinham que ser revistados . Os Ministros brasileiros não aceitaram mais uma afronta . FHC se curvou e tirou os sapatos e as meias quando esteve nos EUA . O Lula mudou as coisas. Esperamos que Dilma não traga de novo amizade de um país que não gostamos .
Segundo o Poder On Line, Lula não compareceu pois quando era Presidente, uma autotidade diplomatica americana comunicou ao Celso Amorim que devido as divergencias sobre o Irã, Obama não viria ao Brasil enquanto Lula estivesse na presidencia.
O resto é besteirol…
Acho que o ex-presidente n ão foi porque seu ego já não cabe mais no palacio do Planalto, e qualquer atitude anterior não justifica a desegancia da ausencia , já qua todos os ex presidentes da era democratica foram, ele ia se sentir desconfortavel não sendo o centro das atenções.
Bem, um presidente que colocou 40 milhões de famílias no jogo econômico e elevou nossa Nação da 12a. para a 7a, economia do mundo eu deixo cometer uma gafezinha de vez em quando. Se é que foi gafe.
Ainda bem que temos outros sites, uol, estadao , New Jornal , jb , e tantos outros para podermos LIVREMENTE expressar nossos pensamentos . A censura do IG nada contribui, pelo contrário , afasta os leitores, e contribui para uma visão distorcida . Eu falo por mim e por Albert Chirac que teve o seu texto retirado . Se vão retirar o meu texto também , prefiro avisar aos leitores que não podemos omitir nosso pensamento . Vou reeditar o que o Chirac disse:
” Parabéns ao Lula por ter se afastado dos EUA . Os EUA não são um país confiável, porisso queremos essa gente longe do Brasil. Não bastasse os golpes de 64 , onde a CIA torturou tanta gente, fez bem o Lula em se afastar dos EUA . Assim o Brasil pode crescer 7% . E se a Dilma se aproximar muito dos EUA ela cai. Cuidado com essa gente Dilma . Abra os olhos. Leia a história do relacionamento entre Brasil e Estados Unidos. Este país – EUA – já prejudicou muito o Brasil. A gente avisou o Lula . O Lula não quiz nos ouvir . Lula eh o cara, etc, etc . Obama intrometeu-se em Honduras , no acordo Turquia – Irã – Brasil, e acento permanente só se for no colo do Obama. Nós dissemos , né Lula. Mas dos males o menor. Ainda bem que voce se afastou dessa gente . “SE ESTE BLOG FOI PAGO POR JORNAIS AMERICANOS ” , favor retirar meu comentário .
Tem um aqui que comentou sobre a ausência, que o motivo foi a ordem de invadir a Libia. Quando ocorreu o anuncio que Lula não iria, Obama ainda não havia ordenado a invasão. Pare de escrever bobagem, Fica aí afirmando que dezenas de civis foram mortos. Você viu? Leva aquele ditador para você. Não vai fazer falta para ninguém.
Prezada colunista, entendo que vc esqueceu uma das possibilidades: – Gostem ou não do Sr. Lula, parece-me que sua ausência é justificada politicamente e foi proposital. Devemos lembrar, que a aproximação com o Irã e a pretensão do ex-presidente em intermediar um acordo, com aquele país, causaram inúmeros desconfortos diplomáticos, com sequelas para a imagem internacional do “nosso” ex-presidente, que mais se aproximou de verdadeiro “mico”. Assim sua ausência foi devidamente definida, para parecer que as políticas externas, de cada presidente (LULA e DILMA), são diferentes e independentes – ainda que não o sejam.
O Gustavo tem razão quando diz que “ele não tem obrigação de ir em um evento desses, só na cabeça da brasileirada com complexo de vira-latas é que um brasileiro se torna obrigado a prestar condolências a um presidente norte-americano no próprio país. Que texto deprimente.”. Que fofoca boba, acrescento. Lula tinha dois motivos nobres que, com sua alma elegante, seguiu o que ditou seu coração (sim, ele tem coração,alguns políticos tem, não vamos generalizar) : não ofuscar Dilma e não deixar de prestigiar o filho. E mais um: ter de aguentar as ironias as vezes agressivas de FHC . A jornalista deveria ter comentado a gafe dos americanos em revistar alguns dos nossos ministros e a gafe destes não protestarem, deixarem ser revistados em nosso solo. Isso sim é importante. O resto (a echarpe) é bobagem.
.
.
Ué… quem sentiu a falta dele?
Chega daquela figura intragável!!! Oito anos foram mais do que suficientes.
Os convidados devem ter almoçado bem melhor assim!!!
.
Não importa qual foi o motivo, mas que foi maravilhoso não ter que vê-lo, a isso foi….
Quanto a visita, o ponto alto foi o discurso da PRESIDENTE Dilma que não sou simpático que fique claro, porem tiro o chapéu, pois se posicionou com nunca ninguém antes ousou perante o Império Ianque deixando o Presidente Obama e todo seu poderio com cara de não estou acreditando no que estou ouvindo.
Pontos para ela!!!!!!!!!!!!!
Foi melhor assim, gente!!!
Quantos comentários para uma notinha infeliz de uma que se diz jornalista!!!!
Isto só reforça que REALMENTE LULA É O CARA!
Mesmo ausente provoca isto tudo.
Inveja pouca é bobagem.
Olá fez muitíssimo bem não ter ido,ex- não manda nada,jogou a batata quente na mão da Dilma.
Agora povão aguente, a inflação voltou e está galopante.
O PT- só sabe fazer discurso, com o suor dos trabalhadores!!
Nós estamos com a economia estagnada,sem rumo certo. O Povo deveria se unir mais,e cobrar do governo, aumento real de salaário.Assim não dá vamos nós votarmos os salários dos políticos,
o mínimo se quiser é RS-545,00 Os políticos são erva daninha do pais. Lá me interessa essse Diabo vermelho!! usurpadores do dinheiro público!! quem viver verás.!!
A não ida do Ex Presidente ;
Foi uma questão de comportamento .
Parabenizo a Srª Lu Lacerda, pela excelente matéria , que colocou em discussão a motivação do não comparecimento de um ex-presidente que obteve aprovação da massa de 70% de analfabetos e ignorantes do nosso Pais que o colocaram no poder as custas do bolsa miséria, distribuição de camisetas e chaveirinhos e favorecimento de colocação em emprego de alguns gatos pingados adeptos do PT.
Quanto a DILMA!!!! Essa sim é esperta que usou o acefalo para chegar ao poder e agora esta pisando na cabeça dele descartando-o e fazendo passalo por humilhação , convidando os ferrenhos opositores de Lula para um almoço de tamanha grandeza e expressão, visando estreitar os laços com a maior potencia do mundo e não como fez o acefalo que fez questão de estreitar o laço com com presidentes ditadores e terroristas.
No aniversario do PT Lula falou o tempo inteiro, talvez por isso não tenha sido convidado, não tem o mínimo de educação quer roubar a cena a qualquer custo, fora o abuso das frases ininteligíveis, teve a oportunidade de falar com o Presidente Obama durante os 8 anos em que esteve no poder, não o fez, porque o faria agora?
A mais quem quer saber o que ele esta fazendo ou falando.
Está claro que ele não foi ao encontro para não ofuscar sua amiga. Não dá pra fazer outra leitura. Como o próprio Obama já disse: O Lula é o cara. Todos sabem da admiração do Obama pelo Lula, cuja presença, obviamente, reverteria todas as atenções para si, inclusive as do próprio presidente americano, causando constrangimento para a presidenta. E o tempo do Lula não acabou, não. Muito pelo contrário: são convites para posições na ONU, palestras com valores que muitas famílias nunca verão… Gostaria de estar “acabado” como o Lula. E tem mais, se quiser, o Lula volta como presidente daqui a 8 anos.
Lu, voce não é mais imbecil porque a natureza não deixa. Lula não foi porque chega de hipocrisia. Chega de lamber botas. Até hoje não sei qual é pretensão do Obama.Quer tirar sua máquina enferrujada da lama. A China está chegando. Obama larga misseis na cabeça dos civis Libios para protege-los. Nos outros paises onde reinam ditadores seus amigos ele não lembra dos civis. Por trás de tudo está o Petróleo. O Pre-sal já começou da dar resultados. Dilma tem de puxar o saco senão os misseis podem mudar de direção. Grandes hipócritas. Imprensa calhorda.Marcão eu acho vexame é o Obama na falar Portugues a lingua da colonia.
Foi melhor ele não ter ido à essa recepção e não adianta fazer “beicinho” para a sua protegida, pois ela agora está no poder que ele doou à ela e pouco importa para a mesma se ele iria ou não iria à essa “festança” com o dinheiro do povão patético que admira tudo aquilo que o faz infeliz. Portanto, para ouvir mais besteira, só precisamos daqueles que se fizerem presentes, como Obama delirando dizendo que o pais é um exemplo de democracia para a mundo árabe(?).
RF
UM HUMOR E O DETALHE:
SÁBADO O CARA TINHA OUTRO COMPROMISSO
O ENCONTRO COM O PRESIDENTE CHAVES DA VENEZUELA EM SUA RESIDÊNCIA FILMADO EM LINK PELO ZORRA TOTAL DA GLOBO.
TIRANDO ESSE HUMOR E ESSE DETALHE TALVEZ SEJA TUDO ISTO O QUE A ANALISTA DO BLOG FALE.
MAS SEGUINDO A PARTE ANTERIOR DO HUMOR E MAIS UM DETALHE:
ALÉM DO ECHARPE A DILMA TERIA ALGO MAIS PARA SEGURAR E SE PREUCUPAR
O LULA OBVIAMENTE.
O Lula fez o que tinha que fazer e o fez bem feito. Calou a boca de todo mundo que dizia que um governo dele ia ser um desastre e agora pode fazer o que quiser. Por que ele seria obrigado a ir ao almoço com o presidente americano?! Lembro inclusive que esses elogios todos que Mr. Obama fez ao Brasil foram devido às conquistas sociais e à projeção internacional do Brasil feitas durante a última década. Portanto, o Lula, se quiser, tem todo o direito de ficar em casa sem dar satisfações pra ninguém.
Dessa vez o ex-presidente fez tudo certinho.Nào fala ingles,é anti-americanista e o mais importante,não tinha cerveja.Fazer o que lá?Comer o que ele está cansado de comer e ainda por cima ter de beber vinho, é forte demais.
Quanta idiotice coletiva!
E os infelizes e recalcados ainda continuam destilando suas frustações, agora com conteúdo racista! Infelizmente, terão que continuar engolindo “o cara”! E muito provavelmente, na condição de integrante do CS/ONU, com a respeitabilidade que o mundo lhe outorgou, para desgosto dos recalcados e boçais de plantão!!! Dá-lhe Luís Inácio!!!
A liberdade de expressão é democracia, portanto a Lu Lacerda tem o direito de dizer o que pensa. Já o tal de Arthur deveria morar no Irã, na Libia ou em Cuba, mas como mora no Brasil teve o direito de escrever o que quiz, ofender a quem quiz etc. Engraçado né?
Não quis se sentir desconfortável no meio de pessoas cultas, elegantes e simpáticas. Agora que não é mais presidente e que ninguém tem obrigação de …chaleirá-lo ( quer dizer bajular, palavra que busquei no tempo do império em que havia o Chaleira, puxa-saco oficial do imperador).
Foi a coisa mais elegante que ele poderia fazer…nos brindar com sua ausência, e nos poupar de suas gafes e “gracinhas”!!!!
Em meio à tanta elegância, em todos os sentidos, essa foi a atitude mais louvável!!
Tenho a vaga impressão de que certos comentaristas não gostam de pessoas que possuem o intelecto diferenciado para melhor. Assim sendo, tornar-me-ei um semi-analfabeto que se expressa da seguinte maneira: Tenho um Reais no bolço, mas ontem tive dois Real nece bolço.
Dessa forma, os meus comentários serão bem vistos.
RF
Que artigo e quanto comentário inútil! Todos vocês sabem o significado da expressão “LIVRE ARBÍTRIO? oRA… DEIXEM A VIDA DOS OUTROS EM PAZ!
Falem bem ou mau …. mas falem de mim… 1 para Lulinha paz e amor – 0 para Obama !!!!
A colunista já respondeu, só que não acredita na resposta. O Lula quis e quer ver Dilma demonstrar, o que ele já sabia e sabe, a competência dela. Afinal ela tem que construir sus popularidade, o Lula não precisa disso.
O mais é dor de cotovelo de tucanos.
Tenório.
Nunca vi tanto palpite infeliz juntos, a começar pelo próprio comentário.Problema mesmo são os ataques a alvos civis na Líbia, a ONU vai conseguir superar Kadafi em termos de insensatez,resta-nos rezar…
E por que ele deveria aceitar esse jantar? Já fez a sua parte… e até demais… certo ou errado ele está “em casa” e agiu como mandou seu coração. Deveria estender mais um tapete vermelho? chega!
Lula não foi, pois está com “dor de cotovelo”, uma vez que o Obama não veio ao Brasil quando ele era presidente!
E, lógico, Obama não veio, pois não aprovou a política externa estapafúrdia desenvolvida por Lula e seu assecla Celso Amorim.
O senhor Lula continua submisso a Chaves,Morales e Fidel, este já morreu mas esqueceu de se deitar, assim por ordem deles não foi ao almoço.
O Lula não foi e é o assunto do almoço. Se vai ofusca a todos. A inveja faz muito mal à saúde, gente, vão se tratar.
A jornalista deveria se informar melhor e saber que, a ausência de Lula está diretamente ligada a questões relativas ao apoio (do mesmo Lula) ao ditador e maluco iraniano.
concordo plenamente com o leitor que chama a atenção para um quarto motivo. Quem iria fazer a tradução da conversa? O Fernando Henrique?
A “jornalista” especializada em fofocas e futilidades, com certeza já deve estar envergonhada pela autoria desse texto totalmente infeliz, onde mostrou sua verdadeira face preconceituosa, e onde se coloca como mais uma digna representante da elite brasileira americanizada, que considera demonstração de cultura e conhecimento visitar a Disney e fazer compras em Miami. Mas o que conforta é saber que 84% do povo brasileiro não pensa assim, e é grato ao primeiro presidente que ousou defender os interesses do país, defendendo sua soberania e eliminando nosso velho complexo de vira-lata. Parafraseando o grande Chico, com Lula o Brasil, pela primeira vez, deixou de falar fino com os EUA.