Lula sabia que, com sua ausência, seria a pessoa mais presente do almoço oferecido a Barack Obama, nesse sábado (19/03), em Brasília. Tanto que o assunto mais comentado entre todos os 200 convidados foi esse; além de aparecer em toda a imprensa e de estar no boca a boca no País de fora a fora. Pegou mal? Claro que sim.
Podemos tentar analisar as possíveis razões para o ex-presidente não ter dado as caras no evento.
Primeira opção: segundo alguns veículos, ele teria ficado contrariado por ter sido convidado pelo Itamaraty, e, não, diretamente pela presidente. Essa parece uma hipótese improvável até porque, pela amizade e intimidade dos dois, poderiam ter trocado inúmeros telefonemas (não precisam de razões pontuais para se ligarem), e esse assunto certamente viria à tona, quando Dilma comentaria a importância de sua presença.
Segunda opção: pelo aniversário do filho Luiz Cláudio ser na mesma data. Obviamente, poderiam festejar num outro momento. Se quisesse realmente estar no almoço, convenceria o filho a marcar em outra data, por estar cansado de saber, com antecedência, do almoço para o presidente americano.
Terceira opção: por não gostar de ficar num segundo plano. Lula nunca se deixa relegar a um segundo plano (dentro das possibilidades). Quem é que não sabe o tamanho do seu ego? (O comentário não tem nada de pejorativo, que fique claro). Ainda mais tendo plena consciência da simpatia de Obama por ele. E, na ocasião, sendo recebido pela primeira presidente mulher, eleita por quem? Pelo Luis Inácio Lula da Silva, ora!
O que ninguém pensou é que Lula pode não ter aparecido para dar, ceder, presentear a sua amiga Dilma com o direito de brilhar sozinha, sem que ninguém, nem ele mesmo, ofuscasse um minuto sequer desse importante momento dela. Lula seria capaz desse gesto? A gente nunca sabe o que se passa no coração dos políticos, se é que eles o têm.
Enfim, seja lá pelo que for – até por sua conhecida e pública ideologia antiamericanista -, foi, no mínimo, desconfortável para todos. A atitude foi incompatível com a elegância (em todos os sentidos) do casal americano. Ah, como seria o lado social da vida política sem meias-palavras? Com tudo às claras?
Talvez tenha parecido tão desconfortável quanto foi para Dilma carregar aquela echarpe nos ombros em tempo integral, quando era a anfitriã e, portanto, estava recebendo em “casa”. Nesse vaivém de possibilidades, o que importa é que as metas com a viagem de Obama parece que foram realizadas. O resto fica por conta dos detalhes!
Ei Carlos se a porcaria de saber falar ingles fosse o importante o brasil ja era maior imperio do mundo ja estava acima dos nortes americanos, pois todos os anteriores sabiam ingles e nao fez nada, a não o fhc q fez alguma coisa..
A ausência do é tão simples, ele preferiu ficar enchendo a cara com o filho dele e comendo churrasco.
Com certeza as opções levantadas pela colunista foram incompletas. Que tal considerar como opção a desfeita do presidente americano de só vir ao Brasil após a saída de LULA do cargo? Seria uma retaliação ao problema do Irã, que foi resolvido com a ajuda da Turquia, após o Obama ter aceito as condições expostas pelo Brasil? Quem pulou fora foi o Lula ou foi o Obama com a ajuda da sua tropa de choque conservadora? Escrever em um blog, jornal ou revista merece antes uma análise detalhada do assunto e não simples inferências que não se sustentam a menor crítica possível.
Qual a razão de os outros ex presidentes terem ido?
Lula sempre esteve mais para showmen do que presidente. Não compareceu ao almoço pq não saberia se comporta como ex-presidente , e tb, não poderia dar o seu costumaz show público.
GRAÇAS A DEUS QUE ELE JA ESTEJA SE PORTANDO COMO DEVERIA TER SIDO, DESDE O DIA 02/01/2011, SAIR FORA DO GOVERNO ,DEIXAR QUE OUTROS PENSAMENTOS E IDEIAS SEJAM COLOCADAS, SEM A SUA INTERFERENCIA. FICAR BISBILHOTANDO O QUE SE PASSA COM A VIDA DOS OUTROS É UMA CARACTERISTICA DESSE CARA, TEM-SE COMO EXEMPLOS A SITUAÇÃO EM QUE DEIXOU O BRASIL NA INTERFERENCIA INFELIZ COM O EX PRESIDENTE ZELAIA DE HONDURAS, TODOS OS PAISES JÁ VALIDARAM O NOVO PRESIDENTE , MAS O BRASIL AINDA ESTA CONTRA ,, OUTRO CASO É DAR APOIO AO IRÃ ,TODOS PAISES SÃO CONTRA, MAS O BRASIL É A FAVOR AO PREIDENTE ABDENEHJAD, AGORA COM A LIBIA, TODOS OS PAISES SÃO CONTRA O PRESIDENTE , QUE É UM VERDADEIRO TIRA ASSASSINO, MAS O BRASIL ATRAVES DO LULA FOI A FAVOR..
MELHOR COISA , DEIXA O LULA PROCURAR A SUA TURMA… FIDRLCASTRO, EVO MORALES , HUGO CHAVEZ, E O ABDEHNEJAD..E OUTROS TIRANOS QUE VEM POR AÍ .. FICA NA SUA TURMA…
EHH LÚ, DESINFORMADA…… SE QUISER SABER O REAL MOTIVO DÁ UMA OLHADINHA NA COLUNA DE SEUS COLEGAS DO PODER ONLINE DE JORGE FÉLIX E TALES FARIAS, AQUI MESMO DO IG…..JORNALISTA QUE SE PREZE NÃO DEVE VIVER DE “ACHISMO”…..COMO DIZIA ENÉAS CARNEIRO, EU NÃO ACHO NADA, OU EU SEI OU NÃO SEI……
Sou de São Paulo e tenho muito orgulho de morar em um país com vários dialetos em especial o gostoso e cativante sotaque nordestino.
Portanto para os idiotas que alegam que o sotaque nordestino de Lula seria o motivo da ausência.
Portanto a ausência dele cabe a ele explicar.
E aos que sofrem de xenofobia também cabe saber que somos todos farinha do mesmo saco.
caro milton, a gente nao pode publicar esse tipo de comentario, seria processo, na certa!
obrigada, lu
cara wilma ([email protected]), suponho que vc tenha publicado seu comentario na nota trocada, ou seja, na noticia sb a chegada do obama. obrigada, lu
Aqueles que estao faltando com rspeito \a colunista, Os antiamericanos, deveriam arruamar suas tralhas e morar na falida Cuba! Deixem o Rio, o pais em paz! Esta coluna eh para mostrar leveza, algumas vezes futilidades (sim!). Estas pessoas transmitem rancor, odio, doenca,etc -tudo de ruim! A vida esta passando e vcs com raiva dos semelhantes! o Lula nao eh e nunca foi perfeicao de nada. ENQUANTO VCS ESTAO COM A ALMA DOENTE , Lula esta lindo numa cobertura, viajando de 1a classe, ganhando muuuita grana! Certo ele! Vao tomar um banho, cortar cabelo (CHe GUevara morreu!), passear num shopping, comprar um jeans 501, um all STar, uma COca CoLa, I PAd, tudo isso eh muito bom! GAstem energia com coisas boas, como ajudar efetivamente o proximo, uma boa noite de sexo, coisas assim! Bjos!!,,,
Tem um monte de trouxas que dizem acreditar que se pode tirar uma familia da pobreza, colocando-a na classe média dando-lhe apenas R$120,00 por mês.
Nem o Cooperfild faz essa mágica.
ISSO NÃO PASSA DE PROPAGANDA ENGANOSA DO GOVERNO LULA, QUE ALIAS, GASTOU EM PROPAGANDA PROMOCIONAL DE SEU GOVERNO E DO LULA, EM 8 ANOS, MAIS DO QUE SE GASTOU NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 50 ANOS NA MESMA FINALIDADE.
Bem, já era de se imaginar que Lula não suportaria estar ali como ex presidente. Do jeito que gosta de aparecer e brilhar de um jeito nunca já visto antes, não aceitaria mesmo estar na plateia. Já a nossa presidente merece todos os elogios, inclusive pelo inglês tão bem falado porém achei que no coquetel, ã tarde, deveria ter tirado o tal echarpe, muito elegante, mas, que tanto a incomodou.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
Adorei a Margateth em defesa da colunista!!!!
É isso ai coloca estes recalcados para viver em Cuba, Irã, Líbia e Venezuela…
Corre daqui genitália….
Há esqueci reboquem o Lula e sua corja junto.
Triste perspectiva para este País, onde persistem preconceitos e opiniões valiosissimas sobre roupas, presença ou não de Ex Presidentes enquanto o Japão ( e o mundo preocupados ), onde explodem bombas com tecnologias e dinheiro patriocinadas por nós explodem, onde o interesse americano é CAPITAL.Bem basta fazer uma faculdadezinha e se intitular jornalista com propostas de escrever…futilidades… e usar internete.
Já está em negociação a Lei que determina cadeia de 2 a 5 anos pra quem discrimina gay, tomara que lancem uma pra prender quem tem preconceito contra nordestino e quem não nasceu rico…
É tão simples que eu entendi assim que li que ele não iria ao almoço.
Quando Dilma ganhou a eleição, Lula disse que não estaria no discurso da vitória, que era o momento da Dilma (e carregou ela até pra reunião do G20). Neste ano, passou semanas a fio sem dar uma declaraçãozinha pra imprensa (fora uma das vezes que visitou José Alencar).
Lula, como disse Michelle Bachelet, é uma raposa política. Sabe que 2 meses de mandato de Dilma é pouco pra ela ter que disputar atenção com um monstro da política sulamaericana. O nome do Lula já foi comentado mil vezes durante a visita do Obama sem ele sequer ter estado lá, enquanto da Dilma comentaram só o vestido. Se ele aparecesse estariam acusando ele de narcisista, chamando a Dilma de marionete e por aí vai.
Sem falar que deve estar de saco cheio do Obama depois do acordo esnobado com o Irã.
Realmente me divirto com os comentários, tantas coisas importantes para analisarmos com a vinda de Obama, mas Lula permanece no centro das atenções, gostando ou odiando o “ex” fez uma grande falta, principalmente para aqueles que não morrem de amores pelo Lula. Bem que dizem que o amor está próximo ao ódio.