Homenagens a Mestre Moa do Katendê: Gil posta foto ao lado do Mestre e Moyseis Marques vai fazer roda de capoeira na Fundição Progresso /Fotos: Reprodução

A onda de homenagens ao Mestre Moa do Katendê (Romualdo Rosário da Costa), que faria 64 anos no dia 29 de outubro, está crescendo – o capoeirista foi morto em Salvador na madrugada dessa segunda-feira (08/10) com 12 facadas nas costas depois de uma discussão motivada por divergência política. Nesta terça-feira (09/10), Gilberto Gil postou uma foto ao lado do mestre com o seguinte texto: “Um homem de dedicada atuação entre as comunidades da cultura popular da cidade, foi o idealizador do bloco Afoxé Badauê, que encantou os carnavais de rua da Bahia há alguns anos. Torna-se uma das primeiras vítimas fatais dessa devastadora onda de ódio e intolerância que nos assalta nesses dias de hoje. Nosso luto e nossa esperança de que a sua morte não tenha sido em vão e que nos ajude a encontrar a pacificação logo ali adiante!”. Caetano Veloso também gravou um vídeo emocionado – está nas redes sociais. 

Nesta quinta-feira (11/10), o músico Moyseis Marques vai dedicar ao Mestre Mota uma roda de capoeira no “Baile do Quintal”, na Fundição Progresso, na Lapa. Vai ter como convidadas as cantoras Larissa Luz, a baiana que vive Elza Soares no teatro; e Marina Iris, cria da Lapa. O artista acredita que para mudar o cenário atual, só levando Cultura às pessoas. “No debate presidencial não foi sequer citada a palavra ‘cultura’ por nenhum dos candidatos, nem pelo mediador. Resolvemos fazer um evento que contemple música , dança , poesia e literatura , de forma orgânica e pacificadora – termos samba, forró, MPB, poesia, dança, capoeira e uma roda de coco, a Coconomã”. Moyseis vai lançar brevemente o DVD “Passatempo”, comemorando os 20 anos de carreira e 40 de vida.

Share
Enviado por: Redação

Deixe um comentário