
Ariano Suassuna: o escritor morreu no Hospital Real Português, em Recife, nesta quarta-feira, aos 87 anos
Fase de grandes perdas – em menos de uma semana, morreram João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e, na tarde desta quarta-feira, Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Hospital Real Português, em Recife (o escritor paraibano vivia em Pernambuco desde 1942). Suassuna estava internado desde essa segunda-feira, quando sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico.
Esse paraibano, apaixonado pela literatura, pela cultura brasileira e pela mulher, Zélia (com quem vivia há 57 anos), leva consigo a simplicidade, a originalidade, a autenticidade, e deixa muito para o Brasil. Quem já assistiu a uma das suas aulas-espetáculo, como a que deu na última sexta-feira em Garanhuns, jamais vai esquecer, tanto quanto o “Auto da Compadecida”, “A pedra do reino” e outros tantos trabalhos.
O sertanejo, formado em Direito, e membro da Academia Brasileira de Letras (que não costumava frequentar), disse em 2002, ao ser enredo da Escola de Samba Império Serrano, que não podia querer homenagem maior do que aquela.
O presidente da Academia, Geraldo Holanda Cavalcanti, e Evanildo Bechara, vão representar a ABL no enterro – o local ainda não foi definido. Para Geraldo, Ariano “reunia em sua pessoa as extraordinárias qualidades de homem de letras e de intelectual no melhor sentido da palavra – alguém que, dispondo de uma cultura invulgar, era, ao mesmo tempo, um homem de ação. À sua maneira, ocupava-se e preocupava-se com os problemas sociais”.
Suassuna teve os filhos Joaquim, Maria, Manoel, Isabel, Mariana e Ana, e deixa 15 netos. Ariano era sócio de um clube bem fechado e de poucos membros: o dos homens que falam o que pensam.
Ariano Suassuna foi um homem na expressão máxima do termo!…
Estão indo-se embora os” homens de verdade do Brasil, que pena!… e ficando os políticos: O lixo do Pais! Ó senhor meu Deus! S.O.S!!!
RBO
a alegria dos brasileiros, estaos indo para um lugar mais puro, com certeza cansaram de presenciar tantas injustiças.
o maior escritor se foi,
prar ir viver em um lugar puro, pois é merecedor.
Fiquei muito triste porque além da admiração eu gostava muito de Ariano,que era primo do meu marido. Um grande intelectual que era adorado pelos universitários,que em sua maioria lotavam suas palestras.
Poucas são as pessoas no Brasil que falam tudo o que querem e o que pensam e mesmo assim levam a vida sendo muito respeitados….cumpriu a missão, que fique o exemplo e legado…
Gostei de saber que ele fazia parte de um clube bem fechado. Para mim, Suassuna ficará para sempre na lembrança por tudo que ele representa no Brasil, um brasileiro que não “troca o seu OXENTE pelo OK de ninguém”. Com todos os problemas sociais ele amava o Brasil e não tinha vergonha de ser brasileiro e expunha as suas ideias e ia contra muitas que eram extereotipadas, sem ser ofensivo.
Suassuna não morreu, ele volta à sua constelação porque era uma estrela.
Infelizmente poucos são os Homens de bem que falam o que pensam, no nosso Brasil, em prol de uma sociedade carente de tudo, especialmente de dirigentes governamentais comprometidos com o seu dever cívico e não com seu egoísmo pessoal. Sigamos o exemplo desse Homem.
” Vai ficar a alegria escrita pelo mestre Ariano ” Um senhor de respeito e muito dedicado ao que fazia. Vai com Deus Mestre!!!!!!!!!!!!
Mais um que defendia a cultura de raiz partiu. O que ficou para acabar com a nossa historia foi, a Globo e o lepo, lepo. PQP
Vai deixar saudades de todo o povo brasileiro, Pernambucano e rubro negro. Era meu amigo, sem nunca ter me conhecido. Lamento e me entristeço profundamente. Uma perda gigante so mundo literário. Chegou a hora, e o Pai do céu deve ter recebido esse grande ser Humano. Obrigado Ariano, por ter existido. Obrigado meu Pai do Céu por mais essa pessoa extraórdinária que veio ao mundo, e eu tive o privilégio de amar, assim como com certeza seus parentes e milhares de desconhecidos como eu. Fico mto triste de não ter podido me despedir, nem nunca ter tido a oportunidade de trocar as mínimas palavras com ele. Presto minhas homenagens através de orações e intenções, em desejar que ele esteja na paz e graça do Senhor da paz, do nosso Pai do Céu(pra quem tem a mesma crença), Mas um dia vou prestar minha homenagem física na frente do túmulo dele, e diante só do Pai. Mais importante que tudo material é o amor que as pessoas semeiam, e compartilham, mesmo a distância. Muito Obrigado Ariano! Eu sempre fui seu fã, amigo, neto, irmão em Cristo. Vc sempre vai estar no fundo de meu coração!
EXPOENTE MAIOR DA CULTURA NORDESTINA E NACIONAL E ACIMA DE TUDO UM CABRA MACHO DE VERDADE. DEFENSOR DE SUAS IDEIAS E DE SUA ORIGEM MATUTA…….VÁ EM PAZ GUERREIRO………..
Sou capaz de imaginar o quanto ele ouviu de críticas ao simples fato de expor seus pensamentos sem ter que construir frases polidas para o agrado social de seu tempo…
Foi realmente um sábio privilegiado, pois conquistou um respeito indiscutível que o possibilitou ser sempre verdadeiro e autêntico sem jamais esconder suas origens e sua imensa capacidade intelectual.
O Céu está mais iluminado, com a estrela Ariano Suassuna.