
Germano Gerdau: o empresário colocou à venda apartamento no Cap Ferrat, na Vieira Souto, vazio há um tempinho / Foto: Marco Rodrigues (arquivo Site Lu Lacerda)
Quatro apartamentos estão à venda no famoso Cap Ferrat, na Av. Vieira Souto, um dos prédios mais caros do Rio – e nem sinal de comprador! Um deles é de Germano Gerdau, que vivia sozinho em 560 m2 de vista panorâmica para a praia de Ipanema. Germano, agora, quando está na cidade carioca, fica com a filha Germana, num prédio próximo a esse.
Os preços já caíram 20% do valor inicial, e sem propostas. “A diferença é que, no passado, quem pedia mais falava em 20 a 25 milhões de dólares, e hoje, 15 a 20 milhões de dólares. O valor em reais permanece o mesmo, porém, em dólar, despencou”, diz uma moradora. Dois proprietários, entre os quatro, falam que, em reais, entregariam por R$ 60 milhões. Não é por nada, não, mas é recomendável baixar esse precinho de quando o valor dos imóveis no Rio estava quase no céu.
Os anúncios do Cap Ferrat sempre passam dos 50 milhões, nunca são vendidos.
Pouco depois de o Palace II ter desabado, na Barra, o seu proprietário, Sergio Naya, procurou um empresário de Brasília, José Celso Gontijo, e lhe ofereceu o seu apartamento no Cap Ferrat. Gontijo interessou-se pela compra e, depois de acertado o preço, pagou 50% de sinal. Mas Naya jamais desocupou o apartamento, não entregou as chaves a Gontijo e a escritura nunca foi lavrada. Para pagar débitos de Naya, o apartamento acabou indo a leilão e o empresário brasiliense foi o comprador. Ou seja: Gontijo pagou pelo belo apartamento uma vez e meia seu valor. DL