Angra dos Reis comemora 510 anos nesta sexta-feira (06/01), com show de Elba Ramalho. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade um título de Cidadã Angrense para a cantora. O fato tem causado muito assunto na cidade, já que Elba nunca vai a Angra, nem deve estar tão interessada em fazer nada pela cidade, como alegam alguns moradores, até porque a “praia” dela é bem outra: cantar. Mas qual o problema em dar essa “honraria” a uma figura tão querida no Brasil inteiro? Cá entre nós, se não derem também, qual o problema? Esses angrenses!…
O prefeito em exercício, Essiomar Gomes (PP), tentou porque tentou contratar artistas tanto para o aniversário da cidade quanto para Procissão Marítima do dia 1º de janeiro. Não conseguiu porque o prazo foi curto demais, e a burocracia atrasou mais ainda. Um morador diz que pior seria com o prefeito licenciado Tuca Jordão, afastado por levar golpes de faca perto do Natal (preocupando toda a população): “Tuca certamente não teria essa mesma apreensão, já que, nos últimos anos, durante sua gestão, a Procissão Marítima de Angra caiu no esquecimento”.
Falando na Procissão, a única pessoa conhecida foi seu criador, Boni de Oliveira, que há 10 anos não participava da festa, e a imprensa local disse que “estava muito feliz de ver tantas embarcações no evento que criou”. Mesmo sem investimento necessário ou empenho da Prefeitura Municipal, cerca de 3.000 pessoas participaram.