
Distribuição das sandálias para a Associação terra indígena Xingu (Atix), na aldeia Yawalapiti, no Alto Xingu /Fotos: Reprodução
Os 30 mil pares de Havaianas, doados pelas Alpargatas às aldeias do Território Indígena do Xingu, foram distribuídos semana passada em várias aldeias (são 16 etnias no Parque Indígena do Xingu), incluindo a Yawalapiti, uma das mais afetadas pela Covid-19. Houve quem não gostasse, pela aglomeração. Começaram a surgir reclamações. Watatakalu Yawalapiti, sobrinha do cacique Aritana, que morreu com o coronavírus recentemente, faz parte da diretoria da Atix (Associação Terra indígena Xingu) e é uma das responsáveis pela distribuição.
Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), são 23 mil contaminados e mais ou menos 650 mortes. Desde o início da pandemia, em março, quatro indígenas têm morrido no Brasil, em média, todos os dias. Quem quiser, pode ajudar o Xingu com remédio e material hospitalar; com dinheiro, o depósito pode ser feito na conta bancária da Associação Yawalapíti Awapá, CNPJ – 14.800.891./0001-75, Banco do Brasil, Ag. 1319-6, C/c 21.983-5.
Ver essa foto no Instagram
No vídeo, além de sandálias, estão distribuindo máscaras. A curta reportagem parece que está cobrando a associação de um trabalho ( distribuir remédio) que é função do ministério da saúde. Vc deveria estar elogiando a iniciativa e o trabalho que estão fazendo e cobrando a distribuição de remédios do governo.