
Fernanda Barretto: moradora de Copa cria o projeto “Tecnoneta”, para ensinar tecnologia a idosos /Foto: Reprodução
Quem nunca recebeu uma mensagem de WhatsApp e teve certeza de que não passava de uma furada? Ou viu uma notícia falsa no Facebook? Para os mais antenados, isso é até fácil de driblar, mas os mais velhos costumam ser mais suscetíveis a golpes ou a espalhar mensagens falsas.
Em julho, Fernanda Barretto, executiva de aquisição de conteúdo do canal Curta! e moradora do bairro, resolveu fazer a sua parte oferecendo-se para ensinar leigos a usar as novas tecnologias, especialmente idosos, em aulas na pracinha do Bairro Peixoto. O negócio cresceu e agora, em parceria com a Oásis — Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Peixoto, vai reunir uma turma todas as quartas-feiras, às 10h, no salão da Igreja Luterana da Santa Clara, em Copa, com aulas gratuitas de tecnologia para os idosos aprenderem a lidar com o WhatsApp, o Facebook, Instagram e por aí vai.
O nome do projeto? “Tecnoneta”. “Reparei que os idosos são muito sozinhos, mas adoram conversar e aprender. Os meios de comunicação deles mudaram muito com o tempo e fica difícil discernir. Fico feliz que o projeto tenha dado tão certo”, diz Fernanda.