
Aguinaldo Silva e Marta Suplicy: a Ministra da Cultura, uma das musas do novelista, entregou ao escritor a Ordem do Mérito Cultural do Governo brasileiro, no grau de Comendador / Foto: reprodução Internet
A Ministra da Cultura Marta Suplicy, uma das musas de Aguinaldo Silva, entregou ao escritor a Ordem do Mérito Cultural, no grau de Comendador. “Grande momento para o garoto pobre que saiu de Carpina pra tentar conquistar o mundo. Belo dia para mim aqui, em Brasília“, disse Aguinaldo, às voltas com o grande sucesso de “Império”, na Rede Globo. Na verdade, Aguinaldo foi premiado em 2012, mas não pôde comparecer à cerimônia, à época.
Depois da entrega, o escritor foi com Marta ao Palácio do Planalto, para participarem da edição deste ano do prêmio, a 20ª, que teve como homenageadas especiais a arquiteta Lina Bo Bardi e a artista plástica Djanira, que completariam 100 anos de vida em 2014. Em meio à multidão, Dilma Rousseff disse baixinho ao escritor: “Quem está falando com você neste momento é a tiete”, depois de um beijo e um abraço. O novelista se disse emocionado com a declaração. Um assessor comentou que a Presidente adora “Império”. Aguinaldo Silva deixou a capital federal com os afetos em dia.
O maestro Júlio Medaglia, o roteirista e diretor Orlando Senna e os familiares do pintor Jenner Augusto (morto em 2003) receberam o título Grã-Cruz, o mais alto grau de premiação, seguido por Comendador e Cavaleiro, respectivamente. Na classe Comendador foram homenageados Bernardo Paz (idealizador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim), Henricredo Coelho (mais conhecido como Palhaço Gafanhoto), Luiz Angelo da Silva (Ogan Luiz Bangbala), a cantora Marisa Monte, a atriz Patrícia Pillar e o chef Paulo de Araújo Leal Martins, que morreu em 1992. Na classe Cavaleiro foram condecorados o chef Alex Atala, o ator e diretor Celso Frateschi, a escritora Eliane Potiguara, o autor e ator Chico de Assis, o antropólogo Hermano Vianna, o sertanista José Meirelles, a cantora Vange Leonel, morta este ano, o ator Matheus Nachtergaele, o estilista Oskar Metsavaht, o rapper Mano Brown, o mestre da cultura popular Tião Oleiro e a dupla sertaneja Bruno e Marrone.
Quatro entidades também foram contempladas: a Escola de Gente, de Cláudia Werneck, o grupo de dança Ciranda de Tarituba, a Fundação Sara Kali e o Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Alguns artistas que já tinham recebido a homenagem ganharam novo título. A escritora Adélia Prado e o jornalista Washington Novaes foram promovidos para a classe Grã-Cruz e o cantor Pinduca e a coreógrafa Angel Vianna para o grau de Comendador.
O que aconteceu com o rosto da ministra?
A Ministra está parecida co a Donatella Versace!
Será que Marta e Donatela têm os mesmos “plastificadores”? Pois parece que elas foram plastificadas mesmo. Horrorosas!!!!!!!
Alguém precisa falar para esta senhora Marta que ela está mais parecendo com as estátuas de cera dos museus europeus!!!!!
Que horror!!!!
Deveria ser proibido fotografar essas aberrações ……