
Cavalo-marinho: o homenageado dp AquaRio em feveiro! No Brasil existem três espécies de cavalos-marinhos e todas estão ameaçadas de extinção /Foto: divulgação
Em contraste com o tamanho, 15 cm em média, mas sua importância para a biodiversidade é enorme: o cavalo-marinho acaba de ganhar o mês de fevereiro em sua homenagem, no AquaRio, com atividades educativas e exposição chamando atenção para a conservação da espécie, a partir deste sábado (05/02).
A escolha não foi por acaso. No Brasil, existem três espécies de cavalos-marinhos e todas estão ameaçadas de extinção, sendo classificadas como “vulneráveis” segundo o ICMBio. Eles são extremamente importantes, pois são predadores e controlam as populações de animais que vivem associados às algas e esponjas, mantendo esse ambiente estabilizado.
O AquaRio está à frente de uma pesquisa sobre a reprodução desses seres; hoje há quase 40 filhotes, que nasceram nos tanques. “O cavalo-marinho é um animal completamente diferente de todos os outros e fascinante, por isso, o estudamos”, diz o biólogo Rafael Franco.