Um dos grandes prazeres dos turistas brasileiros — e do mundo inteiro, claro! — é a gastronomia francesa. Selecionei três restaurantes na cidade (dois novos e um bem antigo), que valem muito a pena.
O primeiro é o Baronne, no Hotel Particulier da Salomon de Rothschild (uma homenagem à Baronesa Adele de Rothschild), o mais luxuoso do grupo Paris Society. Mesas para 400 lugares (200 no interior e 200 nos jardins) e decoração assinada por Corinne Sachot, que valorizou a arquitetura neoclássica do espaço, criando um ambiente requintado e aconchegante.
No menu, a especialidade são os grelhados e vários pratos com produtos frescos da estação, uma outra dimensão da gastronomia francesa.
Restaurant Baronne
11, Rue Berryer — 75008 – Paris
____________________________________________________________
O segundo é uma brasserie que acabou de ser inaugurada, a Madie Paris, no quarteirão de La Madeleine. O restaurante propõe uma experiência autêntica, com os famosos clássicos da cozinha francesa. Quando a noite chega, o clima fica mais envolvente, ao som de piano e de guitarra, uma excelente fusão entre gastronomia e música.
Madie Paris
14, Rue de Castellane — 75008 – Paris
___________________________________________________________
O terceiro é uma verdadeira instituição culinária parisiense, o L’Escargot Montorgueil, no bairro de Halles, inaugurado em 1832, e considerado um dos mais antigos restaurantes da cidade, uma verdadeira viagem no tempo, até pela decoração do Segundo Império (sob o reinado de Louis-Philippe 1), com um lindo afresco da atriz Sarah Bernhardt, francesa considerada por alguns “a mais famosa atriz da história”. O menu celebra os caracóis da Borgonha com receitas originais preparadas brilhantemente para destacar os grandes clássicos da gastronomia francesa. As sobremesas são um capítulo à parte, de comer de joelhos.
O restaurante foi muito frequentado por figuras literárias e artísticas, tais como: Marcel Proust, Salvador Dali, Pablo Picasso, Charlie Chaplin e Sacha Guitry, que colaboraram com o sucesso do restaurante.
L’Escargot
38, Rue Montorgueil – Village Montorgueil – 75002 – Paris
___________________________________________________________________
Esta dica é para quem vem passar o Halloween por aqui. Sim, a cidade festeja a data com bastante animação, como no Parc de Saint-Cloud, que será transformado em Parc de l’Étrange pela primeira vez, até 2 de novembro, com 13 cenas criativas entre bruxas, covil de aranhas, abóboras iluminadas, várias criaturas nos caminhos normalmente calmos e bucólicos do parque, por um passeio por 1,5 km em 1h15 cheio de surpresas e sensações fortes, onde a realidade e o imaginário se confundem, tipo trem fantasma.
Claro, ao longo de todo o percurso, música sinistra, risos diabólicos e efeitos sonoros para aumentar a atmosfera arrepiante.
De 18 outubro a 2 de novembro
Parc de Saint Cloud
2, Place de la Manufacure Nationale
92210 – Saint Cloud
___________________________________________________________________
www.parispopaulopereira.com
@parisporpaulopereira
__________________________________________________________________