A artista mineira Sônia Gomes faz sua 1ª exposição na Galeria de arte Mendes Wood DM, inaugurada ano passado, na praça histórica da Place des Vosges. Sônia levou suas esculturas, que invocam elementos naturais, como uma viagem nas práticas historicamente ligadas ao mundo feminino e à tradição afro-brasileira, intitulada “Vivem no Compasso do sol”, tirado do texto da curadora de Yina Jiménez, sugerindo a ideia do exterior, de trazer luz para a mostra. As cores dos materiais e texturas realçam os objetos recuperados e transformados pela artista, com rendas, bordados, fios e penas que formam nós, torcem, encontram seu lugar no espaço e, às vezes, de forma improvisada. A galeria foi fundada em São Paulo, em 2010, por Pedro Mendes, Matthew Wood e Felipe Dmab; em 2022, também abriu um novo espaço em Nova York (Tribeca).
Bravo!
Ate 27 de julho
Galerie Mendes Wood DM
25, Place des Votes – Paris – 75004
_______________________________________________________________________
Lindas fotografias da baiana Lita Cerqueira estão em “Lita Cerqueira Portraits d’une artiste”, na galeria Ricardo Fernandes. É a 5ª mostra da artista em Paris, que começou a carreira na década de 1960 e, desde 1990, sua fotografia transcendeu fronteiras, com exibições na França, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Seu trabalho não apenas mostra sua destreza artística mas também serve como um registro histórico da diáspora africana para o continente americano, com um foco particular no Brasil. O trabalho pode ser considerado um percurso antropológico da fotógrafa negra, que partiu da intenção de registrar pessoas que se pareciam com ela – como afirma, durante sua primeira exposição retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo, em 2009, quando a chamou de “A Fotografia Como Eu Sou”, a obra que se tornou o tema emblemático de sua carreira ao longo da vida.A galeria representa a artista desde 2009. Lita mora entre Bahia e Rio, trabalhou em laboratórios de revelação e fotografias para imprensa a partir dos anos 1970, além de ter registrado e convivido com o movimento que hoje conhecemos como Tropicália, e artistas, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gal Costa.
Bravo!
Até 30 de junho
Galeria Ricardo Fernandes
120 -140 Rue des Rosiers Marché Dauphine, galeria 95
Saint-Ouen-sur-seine 93400
__________________________________________________________________
Paris recebeu, recentemente, a 10ª edição do CC Forum (Global Investment in Sustainable Development), uma conferência 100% dedicada ao investimento em sustentabilidade, em que os governos apresentam suas estratégias inovadoras, assim como as empresas. No encerramento do evento, a organização do Fórum chamou Andrea Funaro para organizar um jantar no Hotel intercontinental Paris Le Grand, com desfile de uma marca do Rio Grande do Sul — ela escolheu a Ton Âge, da empresária Laís Tarasconi. “Escolhemos Laís por seu comprometimento de mais de 45 anos com a excelência e a responsabilidade social, desenvolvendo produtos e serviços que enfrentam questões ambientais e sociais. A autoconsciência é fundamental para que empreendedores entendam e ajustem o impacto de suas ações, maximizando os benefícios sociais e ambientais”, disse Andrea. Desde o início da tragédia no RS, a grife de Porto Alegre tem feito uma ação solidária, doando 20% dos valores de todas as vendas aos colaboradores que foram atingidos pelas chuvas.
O evento foi lindo e emocionante!
Coordenação: Andrea Funaro
Produção: Paulo Pereira
Style: Paula Saddy
Beleza: Mily Serenbrink
Imagens: Gerson Lirio
____________________________________________________________________
Ora Farm House é o novo restaurante vegetariano de sucesso na cidade, um dos preferidos do momento para o brunch de domingo e jantares festivos, dentro do Parc des Buttes Chaumont, no Pavillion du Lac. É um lugar especial, dando a impressão de que você está fora da cidade, num sítio bucólico e aconchegante.
No menu, verdadeiras delícias, divididas em cinco pratos diferentes criados pelo chef Sao Yaan. Muitos legumes e verduras acompanham, além da decoração assinada por Cordelia de Castellane e Sanaz Degany no estilo campestre, criando ambientes diferenciados pela louça, as toalhas de mesa, como se você estivesse realmente no campo.
O brunch no domingo é delicioso: já experimentei e gostei demais da conta. Bom apetite!
____________________________________________________________________
Visite também www.parisporpaulopereira.com
@parisporpaulopereira
_____________________________________________________________________