Todos os dias, ouvimos perguntas sobre clareamento de dentes no consultório. Apesar de ser um assunto muito comum, ainda existem questões que geram dúvidas. Aproveito esta coluna para esclarecer sobre o tema, usando as informações científicas mais atuais.
Todas as pessoas podem clarear os dentes?
A princípio, qualquer adulto pode fazer o clareamento de seus dentes, mas, antes de iniciar o procedimento, é necessária uma avaliação com um dentista especializado, pois se trata de um tratamento dentário. Em muitos casos, o simples polimento dos dentes já é suficiente para um sorriso mais branco. Vale lembrar, ainda, que restaurações de resina, cerâmica e outros materiais não mudam de cor durante o processo e muitas vezes precisam ser substituídas após o tratamento. Dentes com tratamento de canal também responderão de forma diferente.
Existe limite de idade para realizar clareamento dos dentes?
Entre os mais jovens, por exemplo, o clareamento deve ser considerado com cautela, pois dentes mais jovens possuem uma polpa mais ampla e esmalte e dentina em maturação. Dessa forma, o branqueamento pode causar mais sensibilidade e, em casos raros, até danos à estrutura do dente. Sendo assim, caso seja a opção, deve-se atentar para a escolha do agente clareador mais adequado ao caso.
Quanto tempo dura o resultado do clareamento?
O resultado do clareamento pode durar muitos anos. Limpezas profiláticas regulares, dieta sem exageros em corantes e bons hábitos de higiene oral ajudam. Entretanto, é uma tendência natural dos dentes escurecerem ao longo da vida e o retratamento pode se fazer necessário, sem prejuízo das estruturas dentais.
O processo causa dor ou sensibilidade?
Em geral, não há dor, entretanto alguns pacientes relatam sensibilidade nos dentes ou ardência nas gengivas. Esses sintomas podem ser amenizados pelo dentista, de forma que a mudança de cor aconteça sem maiores desconfortos. Particularmente, prefiro o clareamento feito com moldeiras individualizadas, com o uso de gel clareador, de acordo com as características do caso, pois o resultado será gradual.
Deve-se evitar café, vinho e outros alimentos com corantes durante o clareamento?
Pesquisas científicas mais recentes já comprovaram que alimentos e bebidas com corantes não interferem significativamente no resultado do clareamento. Os agentes clareadores — géis principalmente —, por mais que sejam aplicados na superfície externa dos dentes, têm ação na sua parte interna, predominantemente na dentina. A eficácia do tratamento está relacionada ao tempo de exposição do dente ao gel e à concentração de gel escolhido. Por isso, é que o acompanhamento de um dentista durante o processo é tão importante!