Carlos Tufvesson, coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, lançou, nesta quarta-feira (11/02), a nova campanha de carnaval contra o preconceito, desenvolvida numa linha de camisetas.
O que foi suficiente para lotar as redes sociais de Tufvesson de centenas de pedidos pelas peças. As camisetas, desta vez, vêm em cores vibrantes e com as mensagens “Você não precisa ser mulher para lutar contra o machismo”, “Você não precisa ser negro para lutar contra o racismo”, “Você não precisa ser trans para lutar contra a transfobia”, “Você não precisa ser gay para lutar contra a homofobia” e “Você não precisa ser lésbica para lutar contra a transfobia”.
“Sempre trabalhamos pensando que uma campanha de utilidade pública não tem de ser careta ou aquela coisa de camiseta de propaganda. Tem de ser objeto de desejo. Ao usar o design e modelagem como aliados na nossa causa, notei que várias pessoas usam as camisetas por meses, o que só faz com que essa mensagem seja levada a mais e mais pessoas”.
O coordenador da prefeitura esclarece que está impedido de comercializar as camisetas. “Seria interessante que alguma marca comprasse essa ideia e começasse a vender a linha. A renda seria revertida para entidades de defsa de direitos LGBTs e todos que quisessem poderiam ter nossas camisetas”, sugere.