Emiliano Queiroz entre Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, em 2005; Emiliano Queiroz, Ary Fontoura e Marco Nanini, em fevereiro de 2023 /Fotos: Cristina Granato
Internado há 10 dias na Clínica São Vicente, na Gávea, depois de ter colocado três stents no coração, o ator Emiliano Queiroz morreu nesta sexta (04/10), aos 88 anos. Na quinta (03/10), o ator teve alta e foi pra casa, mas às 4h30 acordou, tomou banho e disse que estava morrendo. Foi para o quarto, começou a passar mal às 6h; a ambulância chegou e o levou para a emergência, onde sofreu uma parada cardíaca. Foi entubado e reanimado, mas não resistiu.
Emiliano Queiroz era cearense, com mais de 70 anos de carreira. Estreou no teatro aos 15 anos. Morava no Rio desde a década de 60, e era contratado da TV Globo desde a sua inauguração. Ele voltaria aos palcos em janeiro, com o espetáculo “A Vida Não é Justa” e, no cinema, pode ser visto no longa “Avenida Beira Mar”, em cartaz no Festival do Rio.
Emiliano era casado, há 51 anos, com Maria Letícia, advogada e atriz, de 77 anos. O ator ajudou a criar 14 filhos, junto com a ela; teve 8 netos e 3 bisnetos.
Emiliano está no ar, na reprise de “Alma Gêmea”, nas tardes da TV Globo, como Nardo, um dos personagens mais rabugentos e queridos da novela de Walcyr Carrasco. O último trabalho na TV foi em “Além da Ilusão” (2022). Em 2023, ele teve uma grave pneumonia e chegou a ficar internado por 19 dias.
Local, horário do velório e cremação do corpo ainda não estão definidos.