Na próxima segunda (04/11), acontecerá o “Moda Rio 5.0 Summit”, com debates sobre o tema no Rio, na Casa Firjan, em Botafogo, das 9h30 às 18h. A parte da manhã é para convidados e, à tarde, aberta ao público, com retirada de ingressos gratuitos – em menos de uma semana, foram mais de mil pessoas interessadas nas palestras, sendo que a capacidade do auditório é de apenas 200.
Entre os confirmados, estão Cláudia e Roberto Jatahy, fundadores do Grupo Soma; a estilista Lenny Niemeyer; o presidente do Conselho da Moda da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson; o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano; a diretora criativa da Blueman, Sharon Azulay, e assim vai.
Para Victor Antônio Misquey, presidente do Moda Rio, “o evento é para discutir estratégias para que o Rio retome seu papel como difusor da cultura brasileira, da moda e do design, tanto no Brasil quanto no exterior, a partir de 2025, reunindo protagonistas de toda a cadeia — desde a imprensa até novos criadores, além de universidades e empresários”.
Além das palestras e apresentação de modelos de sucesso, os convidados conhecerão de perto soluções práticas com o uso de novas ferramentas de tecnologia, visitando o espaço de cocriação da Casa Firjan, além das experiências em realidade virtual, inteligência artificial generativa, modelagem 3D e prototípica e realidade aumentada.