Uma nova parceria entre a Fecomércio com a Polícia Militar e outras instituições de turismo vai investir na instalação de 150 câmeras de segurança na orla da Zona Sul, entre as praias do Leme e do Leblon, tanto para apoiar o trabalho de policiamento como para investigar crimes contra turistas e moradores.
A assinatura foi formalizada nesta terça (03/09), em reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur). As câmeras vão ficar em frente a bares, restaurantes, hotéis e quiosques; o mapeamento tem apoio de várias associações de turismo. “Queremos oferecer ao Rio as imagens em tempo real para a polícia ter a agilidade que a população espera. Nosso papel é garantir a manutenção das câmeras e aparelhar os centros de polícia”, disse Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, presidente da Fecomércio.
As imagens vão direto para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que já é abastecido por câmeras públicas e privadas de todo o estado, e também para dois Centros de Monitoramento, instalados no 19º BPM (Copacabana), Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e 23º BPM (Leblon). Mais tarde, vai para a Barra. O sistema também vai ter inteligência artificial para reconhecimento facial e identificação de placas de carros.