Na colagem, Mallú Galli e Edvana Carvalho; Soraya Ravenle e Laila Garin; Heloisa Jorge, Larissa Nunes e Cyda Moreno /Fotos: Cristina Granato
“Nossa história com Chico Buarque” (você também há de ter uma — rsrsrsrs) teve sessão especial nessa terça (03/09), no Teatro Riachuelo, texto de Vinicius Calderoni e Rafael Gomes, com a história de 21 personagens, interpretados por 10 atores — Laila Garin, Flávio Bauraqui, Heloísa Jorge, Artur Volpi, Felipe Frazão, Larissa Nunes, Luísa Vianna e Odilon Esteves e participação especial de Cyda Moreno e Soraya Ravenle —, com mais de 50 músicas do cantor e compositor, que completou 80 anos em junho.
O musical surgiu de uma provocação da produtora Andréa Alves, da Sarau Cultura Brasileira, para o diretor Rafael Gomes, que, juntos, montaram “Gota d’água (a seco)”, em 2016, numa releitura do clássico de Chico; além desse, fizeram outros trabalhos relacionados ao homenageado.
O texto é assinado por Rafael com Vinicius Calderoni, seu parceiro em diversos projetos, sobre a história de alguns personagens de duas famílias cariocas em três gerações que se entrelaçam. Segundo o diretor, os recortes temporais foram escolhidos por serem marcos importantes na cena política do país: 1968, no período da ditadura; 1989 a 1992, a redemocratização; e 2022, “outro momento política e socialmente muito movimentado no país”, diz ele. Tudo é embalado pela direção musical de Alfredo Del-Penho, que criou novos arranjos para cada música.
“É um desespero ter que escolher dentro de uma obra de quase 400 músicas. O grande critério é mesmo saber quais as canções que vão servir à narrativa. É uma peça cuja proposta de dramaturgia se estrutura ao redor do quanto essas músicas fazem parte de nossa vida”, explica Rafael que, segundo sua mãe, aos 4 anos, já sabia a letra inteira de “A banda” e a cantou no meio de um concerto de música clássica, o que o levou a ser retirado do teatro.
De algum modo, todos no palco ou na plateia têm uma história com as músicas de Chico. Isso fica nítido nos lábios movimentando-se o tempo inteiro, durante o espetáculo.